Logo CNA

Áreas de atuação

A CNA trabalha para fortalecer as atividades de avicultura e suinocultura, aumentar a rentabilidade do produtor, promover internacionalmente o agronegócio brasileiro e ampliar o acesso a mercados. Na estrutura da CNA, a Comissão Nacional de Aves e Suínos coordena as ações relacionadas à essas atividades, representando os produtores e promovendo articulações junto ao executivo, legislativo e demais órgãos relacionados ao setor. Além disso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) fomenta a capacitação e presta assistência técnica e gerencial na propriedade rural. Explore os temas relacionados à aves e suínos e veja o que o Sistema CNA está fazendo pelo produtor rural.

A Comissão Nacional de Aves e Suínos trabalha de forma propositiva para o desenvolvimento da avicultura e suinocultura brasileira, através da elaboração de material técnico, representação dos produtores e articulações junto ao executivo, legislativo e demais órgãos relacionados ao setor, transitando em assuntos como: meio ambiente, tributação, crédito e seguro rural, rastreabilidade, sanidade, biossegurança, bem-estar animal, promoção comercial, relação contratual, etc.

A Comissão também trabalha em projetos de formação de preços, custos de produção, capacitação, assistência técnica e aperfeiçoamento da relação de integração econômica vertical agroindustrial, além de elaborar análises socioeconômicas à jusante e à montante do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver a visão crítica dos produtores.

A aproximação com representantes do setor sindical e entidades civis ligadas ao setor é ponto primordial da Comissão para levantar e acompanhar as demandas do segmento avícola.

Relato das ações da Comissão

  • Formação de um canal de diálogo e negociação entre produtores integrados e agroindústria integradora;
  • Participação na regulamentação e implementação de medidas de bem-estar animal, com o foco na viabilidade econômica;
  • Participação na formação e implementação de programas de erradicação e controle de doenças de interesse econômico, tais como, Gripe Aviária e Newcasttle;
  • Apoio à promoção/desmitificação da carne suína, através do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS);
  • Participação na formação e implementação de programas de erradicação e controle de doenças de interesse econômico, tais como Peste Suína Clássica (PSC) e Diarreia Epidêmica Suína (PEDv);
  • Construção e disseminação de alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos na suinocultura, bem como em outras questões de cunho ambiental;
  • Atuação junto aos parlamentares em matérias legislativas.

Resultados Alcançados

  • Aprovação do PLS Nº 330/2011 (Projeto de Lei das Integrações) no Senado Federal;
  • Formação do Fórum Nacional de Integração Avícola, em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), para a discussão de políticas e diretrizes acerca dos sistemas de integração.
  • Disseminação do Circuito de Fortalecimento da Integração na avicultura.
  • Formação de GT público-privado para a criação de planos de contingência para as doenças de notificação obrigatória: PSC e PEDv.
RepresentaçãoRepresentanteFederaçãoUF
Presidente de ComissãoAdroaldo HoffmannCNADF
Vice-Presidente de ComissãoFernando Cezar RibeiroFAPEDFDF
2º Vice-presidenteAndriely Ely
TécnicoPaulo Vicente CostaICNADF
TécnicoRafael Ribeiro de Lima FilhoCNADF
Coordenador(a)Lilian Azevedo FigueiredoCNADF
Membro TitularAdroaldo HoffmannCNADF
Membro TitularAlber Ferreira RezendeFAEBBA
Membro TitularAline Saldanha De AlbuquerqueFAEMAMA
Membro TitularAna Paula Cenci VidalABCS-
Membro TitularAntônio Guilherme Machado de CastroCFMV-
Membro TitularBenedito Antônio BatistaAIAVEBAHIABA
Membro TitularCustodio Rodrigues De Castro JrFAMATOMT
Membro TitularDeborah Gerda de Geus - SuinosFAEPPR
Membro TitularDiener Gonçalves de Santana - AvesFAEPPR
MembroEdson GrossFARSULRS
Membro TitularFernando Cezar RibeiroFAPEDFDF
Membro TitularFrancisco VelosoFAERNRN
Membro TitularGilmar Antônio ZanluchiFAESCSC
Membro TitularHermano Severino AraujoFAEPA (PB)PB
Membro TitularIuri Pinheiro MachadoFAEGGO
Membro TitularJoão Carlos Bretas LeiteFAEMGMG
Membro TitularJoão Jorge ReisFAECCE
Membro TitularKuniya TakanoFAEAAM
Membro TitularLosivanio Luiz de LorenziACCS-
Membro TitularMarcos André Ravizzini LimaFAERJRJ
Membro TitularMauro Henrique RizziAIPROFER-
Membro TitularMileny de Oliveira SimãoFAETTO
Membro TitularMurilo Villela ZancanerFAEPA (PA)PA
Membro TitularNélio HandFAESES
Membro TitularPericles Luiz Cunha GuimaraesFAESESE
Membro TitularYasuhiko YamanakaFAESPSP
Membro SuplenteAlessandro Henrique da Silva BoiguesFAMASULMS
Membro SuplenteAloir Vicente da SilvaFAEGGO
Membro SuplenteAntônio Carlos Vasconcelos CostaFAEMGMG
Membro SuplenteArmando Lopes Do AmaralEMBRAPA SUÍNOS E AVES-
Membro SuplenteCarlos Alberto Patricio da SilvaFAEPA (PB)PB
Membro SuplenteCarlos Bonfin de Andrade - AvesFAESES
MembroCarlos Eugênio Botelho MonteiroFAECCE
Membro SuplenteCarolina CovreFAESES
Membro SuplenteCláudio Afonso MartinsFAEPA (PA)PA
Membro SuplenteDario M. de Oliveira NetoFAEBBA
Membro SuplenteEdemar DelajustinaFAESCSC
Membro SuplenteEdivaldo Franco Amorim FilhoFAEMAMA
Membro SuplenteEduardo Henrique de Souza SantosFAERNRN
Membro SuplenteEliana RenunciaCFMV-
Membro SuplenteFelipe MaltauroACCS-
Membro SuplenteJosé Everaldo FaroFAESESE
Membro SuplenteJosé Raimundo Oliveira de CerqueiraAIAVEBAHIABA
MembroKlísia Cristina da Cruz Lima OliveiraFAETTO
Membro SuplenteLuciana LacerdaABCS-
Membro SuplenteLuiz Mário PeixotoFAEAAM
Membro SuplenteMarcelo MieleEMBRAPA SUÍNOS E AVES-
Membro SuplenteMarcio André BorgesAIAVEBAHIA-
Membro SuplenteMarcos Coelho De CarvalhoFAMATOMT
Membro SuplentePedro Aparecido TonetiFAESPSP
Membro SuplenteRodrigo Bezerra Fernandes BatistaFAPEDFDF
Membro SuplenteVilson BackesAIPROFER-
Membro SuplenteWienfried Matthias Leh - SuinosFAEPPA

Participação em Fóruns, Câmara Setorial ou Grupos de Trabalho

2019 – 1º semestre

Modernização da defesa agropecuária brasileira

A CNA tem participado de diversos grupos e comitês vinculados à Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, com o objetivo de modernizar a defesa agropecuária brasileira. As iniciativas em andamento são:

  • o Assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Mapa e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para fazer um levantamento do conjunto de normas regulatórias de defesa agropecuária. O objetivo é identificar os atos normativos e analisar o que pode ser atualizado na área de sanidade para facilitar o acompanhamento da edição de normas. O conjunto de leis e decretos que regulamentam as atividades de defesa agropecuária, que conta hoje com 60 mil atos normativos, são antigos e muitos deles se sobrepõem ou se confundem.
  • o Participação no Grupo Técnico de Programas de Autocontrole, com o objetivo de promover a articulação de órgãos e entidades públicas e privadas para implementar programas de autocontrole a serem aplicados nos estabelecimentos regulados pela legislação da defesa agropecuária do país. A CNA está contribuindo com as propostas para implementação, monitoramento e avaliação dos programas de autocontrole, além da identificação de atos normativos necessários para implementação de seus objetivos.
  • o Participação no Comitê do Cliente, contribuindo com a análise de processos que possam desburocratizar e harmonizar normas regulatórias de defesa agropecuária. O Comitê trabalhará, primeiramente, na criação de protocolo de exportação de material genético.

Orientação a avicultores e suinocultores sobre as CADECs e outros direitos garantidos pela Lei da Integração

A CNA realizou várias palestras para produtores integrados da avicultura e suinocultura com o objetivo de difundir a lei dos contratos de integração (nº 13.288/16). O objetivo é auxiliar os produtores na negociação dos contratos à luz da lei, bem como estruturar e fortalecer as Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs).

Consultoria jurídica aos produtores integrados de aves e suínos sobre contratos e lei da integração

A CNA ofereceu consultoria jurídica aos produtores integrados de aves e suínos para orientação sobre os direitos garantidos pela Lei da Integração (Lei 13.288/16) e análise dos contratos de integração. Lançado no 1º semestre, o portal do Programa CADEC Brasil ( www.cnabrasil.org.br/cadecbrasil ) consolida materiais técnicos para embasar os produtores nas negociações com a agroindústria e possibilita o envio dos contratos pelos produtores para análise jurídica.

Lançamento do Módulo de Treinamentos do Programa CADEC Brasil

O Senar Nacional, em parceria com a CNA, lançou o módulo de treinamento do Programa CADEC Brasil. Instrutores do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais já recebera treinamento. Dos quatro módulos do treinamento, três já foram lançados e estão prontos para ser oferecidos aos produtores, aguardando o interesse das Federações e Sindicatos. São eles: Noções jurídicas aplicadas aos contratos de integração; Técnicas de organização e condução de reuniões; Técnicas de negociação.

Uma alternativa identificada pelo setor, enquanto não se conclui a Análise de Risco, é colocar o Camarão em Regime de Alerta de Importação (RAI), podendo enquadrar algumas doenças que são proibidas no Brasil, e assim impedir a importação diante do risco ao País.

Lançamento da Frente Parlamentar do Pescado

Com apoio da CNA, foi lançada a Frente Parlamentar do Pescado. Essa ação é importante para fortalecer a cadeia produtiva e intensificar as ações parlamentares em favor do setor. O próximo passo será elaborar o plano de ação da frente.

Participações

CÂMARA SETORIAL DA CADEIA PRODUTIVA DE AVES E SUÍNOS (MAPA)

Presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos
Adroaldo Hoffmann

Produtor de frango de corte no Mato Grosso do Sul há 18 anos. Formado em direito, atualmente está à frente da Câmara Setorial de Avicultura do Estado de Mato Grosso do Sul e como vice-presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos. Também é presidente da Associação de Produtores de Sidrolândia-MS.

1º Vice-presidente
Fernando Cezar Ribeiro

Produtor de Ovos férteis e Frango de corte na região de Santo Antônio do Descoberto (GO) desde 2008. Engenheiro eletricista, com pós-graduação (MBA) em agronegócios. É presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) e da Associação Brasileira dos Avicultores Integrados (ABAI) e vice-presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos.

2º Vice-presidente
Andriely Ely

Produtora de frango de corte e sucessora da propriedade familiar no extremo Oeste de Santa Catarina, com 22 anos na atividade. Graduada em administração pela Unopar e técnica em agronegócio pelo Senar-AR/SC. Regressa da 5º edição do CNA jovem. Atualmente, é secretária da Cooperativa de Geração de Energia Solar (Coopersolar) de Santa Terezinha do Progresso e região e líder na Cooperativa Regional Auriverde.

Contatos
c.animal@cna.org.br
SGAN Quadra 601, Módulo K - Brasília, DF
CEP: 70830-021
Telefone: (61) 2109 - 1400

Análise CNA - Março 2024

Análise CNA - Março 2024

Playlist 8 de abril 2024
OUÇA O AGRO 116 - Disputa entre as carnes no mercado doméstico

OUÇA O AGRO 116 - Disputa entre as carnes no mercado doméstico

Playlist 5 de abril 2024
Flávia Brunelli - CEO Del Veneto

Flávia Brunelli - CEO Del Veneto

Playlist 3 de abril 2024
Avicultura no Distrito Federal e as ações da Seagri-DF junto aos avicultores

Avicultura no Distrito Federal e as ações da Seagri-DF junto aos avicultores

Playlist 19 de março 2024
Com ajuda do Senar-RN, Davi começou a criar galinha e colocou o produto no mercado em 6 meses

Com ajuda do Senar-RN, Davi começou a criar galinha e colocou o produto no mercado em 6 meses

Playlist 12 de março 2024
Produção de carne na lata - Arlyna Silva

Produção de carne na lata - Arlyna Silva

Playlist 7 de março 2024
Fatores e estratégias que auxiliam no conforto animal - Júlia Jardim

Fatores e estratégias que auxiliam no conforto animal - Júlia Jardim

Playlist 7 de março 2024
Exportações brasileiras para a China atingiram US$ 100 bi em 2023

Exportações brasileiras para a China atingiram US$ 100 bi em 2023

Playlist 6 de março 2024
Salame Zampa Grigia. Vamos conhecer o segundo colocado no Prêmio CNA Brasil Artesanal Charcutaria

Salame Zampa Grigia. Vamos conhecer o segundo colocado no Prêmio CNA Brasil Artesanal Charcutaria

Playlist 26 de fevereiro 2024
Análise CNA - Janeiro 2024

Análise CNA - Janeiro 2024

Playlist 6 de fevereiro 2024