Projetos e programas
O Programa Saúde no Campo tem como missão central promover a saúde dos produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), trabalhadores rurais e seus familiares, por meio da estratégia de Visitas Domiciliares Rurais. A atuação do Senar em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças no meio rural é crucial para suprir as lacunas existentes no acesso à saúde entre essa população. A ampliação e potencialização dessas ações são essenciais para enfrentar os desafios complexos enfrentados por quem vive e trabalha no campo.
Desenvolver ações de educação para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças;
Ofertar a Telessaúde no Campo, com médicos clínicos gerais e da comunidade;
Qualificar a educação em saúde, por meio de atividades individuais e coletiva que levem a mudança de atitude;
Oportunizar o acesso ao cuidado e ao diagnóstico precoce;
Promover a comunicação e mediar o acesso às tecnologias;
Desenvolver a qualidade de vida e o bem-estar individual e coletivo da população alvo do programa.
Para o programa ser executado com sucesso, são cumpridas cinco diretrizes. Saiba, abaixo, como funciona cada uma delas:
Esse processo envolve uma análise de saúde da família com informações sobre as condições de saúde dos seus integrantes, histórico médico, estilo de vida e outros aspectos relacionados ao bem-estar. Através dessa avaliação, é possível identificar problemas e necessidades específicas da família para orientar as ações e intervenções do agente de saúde. Esse diagnóstico deve conter informações da família, às quais deverão ser captadas e registradas.
É um processo que visa estabelecer metas e diretrizes para a promoção da saúde, levando em consideração suas necessidades, recursos disponíveis e objetivos a serem alcançados.
Executar os atendimentos priorizando as famílias de maior risco, realizando visitas com objetivos mais específicos e direcionados ao acompanhamento de situações pontuais.
São ações integradas com a participação das Regionais, Sindicatos e parceiros da área de saúde, com a finalidade de realizar atendimentos diversos, principalmente para as especialidades mais necessárias, conforme as análises feitas pelo Técnico de Saúde Rural.
Ao final de cada ciclo é desenvolvido um trabalho de avaliação das ações realizadas pelos Técnicos e Supervisores em relação às propostas do Programa, os prazos e metas estabelecidas.
O Saúde no Campo conta com dois personagens centrais que exercem um importante papel para o sucesso do programa: o Técnico em Saúde Rural e o Supervisor Técnico em Saúde Rural. Juntos, esses dois profissionais atuam para promover a saúde dos produtores, assistidos pela ATeG do Senar, na perspectiva da promoção da saúde e da prevenção de doenças, qualificando a educação em saúde, oportunizando o acesso ao cuidado e o diagnóstico precoce, articulado, quando necessário, com a Telessaúde no Campo e/ou com o Sistema Único de Saúde (SUS). Tudo para melhorar a qualidade de vida e bem-estar individual e coletivo das pessoas que vivem no campo.
Saiba mais sobre a atribuição de cada um deles:
Profissional com formação técnica em Enfermagem e que é acompanhado por supervisores com formação superior completa em Enfermagem. O Técnico em Saúde Rural desempenha, além das atividades inerentes ao cargo, visitas domiciliares rurais, assim como é o mediador entre o produtor rural, trabalhadores e seus familiares na utilização de tecnologias como a Telessaúde no Campo.
Ele trabalha com base geográfica pré-definida, sendo responsável por até 30 propriedades rurais, com no máximo 150 pessoas. Desenvolve suas atividades por meio da Visita Domiciliar (VD) às famílias do seu território, com duração média de até 4 horas em cada propriedade, desenvolvendo ações de promoção da saúde, de forma individual e coletiva, prevenção de doenças, e procedimentos inerentes a sua categoria profissional, com o apoio da Telessaúde no Campo, nos casos em que as pessoas necessitam de consulta médica, e/ou com a Unidade de Saúde de referência de cada território.
É também sua responsabilidade identificar os riscos à saúde, equipamentos de saúde e sociais existentes em seu território, com o propósito de conhecer e mapear os locais para a realização de atividades coletivas, bem como os serviços de saúde existentes para encaminhar as pessoas, quando a necessidade de saúde ultrapassar a capacidade de resposta do Programa Saúde no Campo, a exemplo de situações de urgência e emergência. O técnico deve encaminhar, a cada mês, o consolidado das ações realizadas ao supervisor, para avaliação conforme cronograma pré-definido.
Profissional com formação superior completa em Enfermagem e que tem entre as suas atribuições planejar, acompanhar e avaliar as ações desenvolvidas pelos técnicos sob sua responsabilidade, desde a territorialização, cadastramento, desenvolvimento, acompanhamento das ações realizadas, e ainda, consolidar os dados produzidos, analisando as informações de saúde, solicitando correção e outras providências quando necessário, e posteriormente encaminhar ao coordenador do programa.
São confeccionados materiais relacionados às doenças mais comuns, como também orientações e dicas de saúde, para que fiquem na propriedade rural e possam ser consultados. Confira abaixo o que cada kit traz na sua composição:
Cada propriedade assistida pelo Programa Saúde no Campo recebe 01 kit de primeiros socorros, composto por:
- 01 caixa personalizada
- 01 atadura crepe 12cm x 1,8m
- 01 esparadrapo microporoso 2,5cm x 4,5m
- 01 caixa de curativos (com 35 unidades cada ) tipo Band-aid
- 02 pares de luvas látex procedimentos G
- 02 pacotes de gazes esterilizadas (com 10 unidades cada) 7,5cm x 7,5 cm
- 01 tesoura pequena para uso geral
- 01 soro fisiológico 0,9% 500ml
- 01 spray antisséptico 50ml
- 01 termômetro digital
Cada pessoa assistida pelo programa Saúde no Campo recebera 01 kit de higiene, composto por:
- 01 estojo personalizado
- 01 escova de dentes
- 01 creme dental
- 01 fio dental
- 01 cortador de unha
- 01 pente
Cada Técnico em Saúde Rural recebe um uniforme que deve ser usado sempre nas visitas domiciliares. Recebe, também, um kit completo para atendimento às famílias, contendo os seguintes itens:
- 01 mochila acolchoada para as costas, ajustável, larga e com a logomarca do Saúde no Campo
- Acesso ao sistema informatizado nas formas online e offline , para a coleta, armazenamento e transferência dos dados do território;
- 01 balança portátil
- 01 régua antropométrica/estadiômetro portátil
- 01 glicosímetro e fita teste (da mesma marca do glicosímetro)
- 01 estetoscópio
- 01 tensiômetro para obeso, adulto e infantil
- 01 termômetro digital
- 01 oxímetro adulto e infantil
- Material completo para realização de curativo, conforme abaixo:
- Esparadrapo micropore 5cm x 4,5m
- Compressa gaze estéril
- Seringas agulhadas de 3,5 e 10ml
- Micropore bege - 2,5 x 4,5cm
- Soro fisiológico 0,9% de 250 e/ou 500ml
- Spray antisséptico 50ml
- Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas, máscaras e avental
Também são fornecidos materiais educativos e o caderno individual do protutor, para registrar os atendimentos, as orientações e acompanhamentos realizados nas visitas domiciliares.