ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Institucional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar proporciona mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros. Desperta a população do campo com oferta de ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.

Criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural.

O SENAR atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

As 27 Administrações Regionais promovem cursos e capacitações para desenvolver competências profissionais e sociais em aproximadamente 300 profissões do meio rural. E a Administração Central do SENAR, em Brasília, também tem um portfólio de programas especiais.

Nos últimos anos, a entidade ampliou, significativamente, o seu leque de ofertas educativas de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção social (PS) e educação profissional técnica e tem concentrado esforços na busca de novas parcerias para ampliar ainda mais o atendimento das necessidades de formação e qualificação no campo.

Com a enorme capilaridade que tem e por acreditar que pode contribuir ainda mais com a multiplicação do conhecimento, o SENAR criou a metodologia de Assistência Técnica Gerencial (ATeG) com Meritocracia. A produção assistida da entidade auxilia, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à assistência técnica e às novas tecnologias.

A agropecuária brasileira tem hoje um nível elevado de sofisticação de suas operações, novas carreiras e novos perfis profissionais. Os requisitos de cada cadeia produtiva – do laboratório de pesquisa até o ponto de venda no supermercado, na feira ou no porto, demandam diversas habilidades e competências.

O SENAR é a escola que tira a tecnologia das prateleiras e leva ao campo, onde há necessidade, e aplica as pesquisas, onde há demanda. Para auxiliar agricultores e pecuaristas na chamada resiliência climática, o SENAR busca novos parceiros internacionais e desenvolve ações, programas e projetos voltados para a sustentabilidade.

Senar 30 Anos

Missão

Realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.

Ações executivas, através da realização direta das atividades de formação profissional, assistência técnica e promoção social em especial:

  • Ações de formação profissional rural , que promovam a qualificação e o aumento da renda do trabalhador, por meio de cursos de formação inicial e continuada nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços.

  • Ações de assistência técnica com ênfase na gestão nas áreas de agricultura, pecuária , silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria, atividades de apoio agrosilvopastroril e atividades relativas à prestação de serviços;

  • Ações de promoção social voltadas para a saúde, alimentação e nutrição, artesanato, organização comunitária, cultura, esporte e lazer, educação e apoio às comunidades rurais;

Princípios

  • Organizar, administrar, executar e supervisionar, em todo o território nacional, o ensino da Formação Profissional Rural e da Promoção Social das pessoas do meio rural.

  • Com base nos princípios da livre iniciativa, da economia de mercado e das urgências sociais, aprimorar as estratégias educativas e difundir metodologias para ofertar ações adequadas de Formação Profissional Rural e Promoção Social ao seu público.

  • Assessorar os governos federal e estadual em assuntos relacionados com a formação de profissionais rurais e atividades assemelhadas.

  • Expandir parcerias e consolidar alianças públicas e privadas com o objetivo de cumprir a missão institucional.

  • Estimular a pesquisa e garantir o acesso à inovação rural.

  • Fortalecer e modernizar o sistema sindical rural.

  • Aperfeiçoar os mecanismos de planejamento, monitoramento e avaliação de desempenho institucional.

  • Promover a cidadania, a qualidade de vida e a inclusão social das pessoas do meio rural.

Estrutura Organizacional

Senar organograma

Planejamento Estratégico - Administração Central - 2017 a 2020

O Planejamento Estratégico do SENAR - Administração Central - 2017/2020 apresenta os principais desafios para os próximos quatro anos que irão contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo:

Senar nos estados

O SENAR é composto por uma Administração Central, em Brasília, e por 27 Administrações Regionais, com sede em cada estado e no Distrito Federal.

Administração Central assegura suporte administrativo, metodológico e jurídico, além de ser responsável pela interface com os órgãos federais, instituições nacionais e internacionais ligadas à educação e ao trabalho, irradiando experiências exitosas para as Administrações Regionais, que oferecem ao público do SENAR em todo o país ações de formação profissional rural (FPR) e atividades de promoção social (PS), a partir das quais são desenvolvidas competências profissionais, contribuindo para o avanço socioeconômico dos cidadãos do campo.

Passe o mouse em cima da bandeira do SENAR para mais informações.

Senar Amapá
SENAR AP Av. Diógenes Silva, 2045, Buritizal - Macapá/AP, 68901-326
Telefone: (96) 3242-1055
E-mail: senar-ap@senar-ap.org.br
Site: Acessar Site

Senar Amazonas
SENAR-AR/AM Rua José Paranaguá, 435, Centro - Manaus - AM
CEP:69005-130
Telefone: (92) 3198-8400
Celular: (92) 98442-2380
E-mail: ascom@senar-am.org.br
Site: Acessar Site

Senar Ceara
SENAR CE End: Eduardo Girão, 317 - Jardim América
Fortaleza/CE - CEP: 60410-442
Telefone: (85) 35358000
E-mail: super@senarce.org.br
Site: Acessar Site

Senar Maranhão
SENAR MA Rua Humberto de Campos, 185, Centro - São Luís. CEP.: 65010-270
Telefone: (98) 3311-3161
Telefone: (98) 3311-3179
Site: Acessar Site
E-mail: comunicacao2@senar-ma.org.br
E-mail: comunicacao@senar-ma.org.br

Senar Paraíba
SENAR PB Rua Engenheiro Leonardo Arcoverde, 320 - Jaguaribe (João Pessoa-PB)
Telefone: 83 3048-6050
E-mail: senarpb@senarpb.com.br
Site: Acessar Site

Senar Piauí
SENAR PI Av Homero Castelo Branco 620, Teresina, PI, 64048-400
Telefone: (86) 3221-6666
E-mail: atendimento@senarpiaui.org.br
Site: Acessar Site

Legislação

LEI Nº 8.315, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8315.htm

DECRETO No 566, DE 10 DE JUNHO DE 1992.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D0566.htm

Normativos internos

Regimento Interno Senar 2018

RLC – Regulamento de Licitações e Contratos do SENAR – Resolução nº001/2006/CD

Regulamento dos Procedimentos para a Celebração dos Termos de Cooperação – Resolução 042/07/CD

Instrução de Serviços 008/2021 – Compras e Contratações

Resolução Nº 39/21/CD - altera valores do RLC

Instrução de Serviços 005/2011 – Regulamenta a celebração de Termos de Cooperação

Licitações em andamento


Saiba Mais >

Fonte de Recursos

Os eventos realizados pelo SENAR são financiados, em sua grande maioria, por recursos provenientes da contribuição compulsória de produtores rurais tanto sobre a comercialização de produtos agrosilvipastoris quanto sobre a folha de pagamento da empresa rural.

80% destes recursos retornam ao produtor na forma de treinamentos e cursos de formação profissional, assistência técnica e ações de promoção social.

As atividades podem ainda ser subsidiadas por parcerias e convênios firmados com outras instituições privadas e/ou governamentais.