Logo CNA

Projetos e programas

09/04/2021 - CNA diz que emissões de Gases de Efeito Estufa podem ser totalmente neutralizadas


Foram lançadas duas coletâneas sobre os fatores nacionais para emissão e remoção de gases de efeito estufa na agropecuária. Ao todo, 400 pesquisadores apresentam indicadores que levam em consideração a forma de cultivo, os diversos biomas brasileiros.

Nas coletâneas, pode-se encontrar dados das pesquisas sobre os fatores de emissão e remoção de gases de efeito estufa para cana-de-açúcar, grãos, sistemas integrados de produção e florestas plantadas; pequenos ruminantes, grandes ruminantes e não ruminantes (suinocultura, frango de corte e piscicultura em tanque-rede).

Coletânea de Fatores de Emissão e Remoção de Gases de Efeito Estufa da Pecuária Brasileira

Coletânea de Fatores de Emissão e Remoção de Gases de Efeito Estufa da Agricultura Brasileira


Em uma ação conjunta com o Ministério da Agricultura e Embrapa, o SENAR foi a instituição responsável pela execução do Projeto ABC Cerrado. A iniciativa foi financiada com recursos de doação de US$ 10,6 milhões do Forest Investment Program (FIP) um programa especial do Climate Investment Funds (CIF) que promove a manutenção e conservação de florestas. O Banco Mundial participou desta ação gerenciando o recurso e auxiliando a implementação.

O Projeto buscou disseminar práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibilizar para produtores e produtoras rurais quanto à implementação dessas tecnologias em suas propriedades.

Neste sentido o SENAR ofereceu cursos de capacitação em 4 tecnologias sustentáveis de produção agropecuária e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para as propriedades rurais. Os cursos oferecidos foram: Recuperação de Pastagens Degradadas; integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas.

De 2014 a 2019 o projeto alcançou ótimos resultados auxiliando o produtor a aumentar produtividade, renda e ainda aplicar práticas de preservação ambiental em sua propriedade.

Como ações de continuidade do ABC Cerrado o Senar elaborou 7 cursos na modalidade a distância que estão disponíveis gratuitamente no portal EaD do Senar.

Clique aqui para conhecer!



ABC Cerrado - Alto Alegre / Maranhão


ABC Cerrado - Peritoró / Maranhão


ABC Cerrado - Bacabal / Maranhão


ABC Cerrado - Goiás Legendado 1


ABC Cerrado - Goiás Legendado 2


ABC Cerrado - Goiás Legendado 3


ABC Cerrado - Arinos / Minas Gerais (Legendado)


ABC Cerrado - Brasília de Minas


Agro Forte Brasil Forte - Pojeto ABC Cerrado leva capacitação e tecnologia a produtores de MG


ABC Cerrado - Brejolândia/Bahia (Leg)