Logo CNA

Projetos e programas

Imagem

O RetifiCAR foi concebido pela CNA com o objetivo de apoiar os produtores rurais na retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A validação é uma etapa que envolve a análise por parte do órgão estadual e eventuais retificações por parte dos produtores rurais e a proposta da CNA é auxiliar os produtores nesse processo. Dados oficiais demonstram que, dos aproximados 7 milhões de cadastros realizados, menos de 1% foi validado pelo poder público estadual. A CNA observou que, mesmo com o pouco volume de análise, muitos cadastros já analisados não eram validados, pois estavam aguardando as retificações solicitadas aos produtores rurais, demonstrando a necessidade de criação de um programa como o RetifiCAR.


Benefícios

  • Acesso ao crédito rural com melhores condições de financiamento;

  • Oportunidade para certificações ambientais;

  • Acesso ao mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRA);

  • Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

Imagem
  • A Regularização Ambiental Rural é um conjunto de ações estabelecidas no Código Florestal para garantir o equilíbrio ambiental e produtivo do imóvel rural. O primeiro passo é o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
  • Em seguida, é preciso acompanhar sua análise pelo órgão estadual competente e realizar as retificações necessárias.
  • Para isso, o Sistema CNA vai te ajudar com o RetifiCAR, PROJETO DE RETIFICAÇAO DE CADASTROS AMBIENTAIS RURAIS . Procure seu sindicato rural e saiba o que é preciso fazer para continuar tendo acesso a todos os benefícios que só o CAR retificado pode oferecer.

PASSO A PASSO DA REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL

VEJA ONDE O RETIFICAR VAI ATUAR

O produtor acessa a Central do Proprietário Possuidor ( www.car.gov.br ) e apresenta documentos e um mapa com as informações ambientais da propriedade, contendo: APP, Reserva Legal, Áreas de Uso Restrito, Áreas de Servidão Administrativa e Cobertura do Solo.

O CAR é analisado pelo órgão 3 estadual competente e notifica o resultado da análise pela Central do Proprietário Possuidor.

Ativo 3logo retificar

O produtor acompanha a análise do seu CAR e, se solicitado pelo órgão competente, faz retificações. Feitas todas as retificações, o estado conclui a análise do CAR e identifica se há passivos a serem recuperados ou se a propriedade está ambientalmente regular.

O PRA apresenta as regras para a recuperação dos passivos ambientais identificados no CAR.

Com base no PRA, o produtor apresenta um projeto de recuperação dos passivos e assina um Termo se comprometendo a executar o projeto.

Selo regular

Todo o processo de execução do PRADA é monitorado pelo órgão estadual competente. Até a completa regularização ambiental.





Marca