Logo CNA

Institucional


O Instituto CNA (ICNA) foi criado com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas sociais e do agronegócio, atendendo a demandas do Sistema CNA/Senar, que trazem uma importante contribuição para a formulação de propostas de políticas públicas, nas quais o beneficiário é a população rural brasileira.

Missão

O ICNA tem como missão o desenvolvimento integral das pessoas que vivem no meio rural oferecendo-lhes os mesmos acessos que são conferidos ao meio urbano.

Histórico

Em 2009, o Instituto CNA realizou uma pesquisa sobre os vazios institucionais, ou seja, as desproteções que afetam a população rural brasileira. As informações recolhidas formam um panorama sobre a vida e as dificuldades das pessoas da zona rural, descrevendo como estão os acessos aos serviços básicos de saúde, educação e cultura. Com base nesta pesquisa, já foram elaborados programas e projetos que passaram a fazer parte do portfólio de ações do Sistema CNA/SENAR para minimizar as dificuldades e propor soluções duradouras para as comunidades rurais.

Entre 2014 e 2015, foi o período em que o Instituto CNA firmou parcerias para mostrar aos produtores rurais modelos de produção sustentável, com aplicação de tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. Foram feitas capacitações nos Estados e foi lançada uma plataforma de consulta dos modelos a serem seguidos.

44425268422 6528a7bb80 z

Em 2016, a Instituto CNA, e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) assinaram acordo de cooperação técnica para transferir para o setor produtivo a gestão do sistema de banco de dados dos rebanhos bovino e bubalino do país. Na prática, o ICNA passa a auxiliar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na operacionalização da Base Nacional de Dados do Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (BND/SISBOV). Com isso, criou a Plataforma de Qualidade CNA, com Programa de Certificação Raças Bovinas.

Imagem

Em 2017, o Instituto CNA passou a administrar todos os Processos Seletivos do Sistema CNA/SENAR, oferecendo um banco de talentos para as Federações e Administrações Regionais do SENAR. Também é responsável pela publicação de Editais, organização e agendamento de provas e entrevistas.
Em 2018 surgiu o Observatório da Criminalidade no Campo. Por meio de um estudo feito pelo Instituto CNA foi possível comprovar o aumento da criminalidade no meio rural.

Em 2018 surgiu o Observatório da Criminalidade no Campo. Por meio de um estudo feito pelo Instituto CNA foi possível comprovar o aumento da criminalidade no meio rural. A partir do estudo, o Instituto CNA, a CNA e o Ministério da Segurança Pública instalaram um Grupo de Trabalho Bilateral para debater e sugerir soluções conjuntas de combate à criminalidade no campo.

CONTATOS DO INSTITUTO CNA:
E-mail: institutocna@institutocna.org.br
Telefone: 61 2109 1449