ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

AgroBrazil: Diplomatas conhecem sistemas produtivos sustentáveis e eficientes em Campo Verde (MT)
Capa 220331 123242

Terceiro dia da viagem técnica mostrou produção integrada de lavoura-pecuária, piscicultura e fabricação de fios

31 de março 2022
Por CNA

Campo Verde (30/03/2022) – A comitiva formada por representantes de 11 delegações estrangeiras participantes do Programa de Intercâmbio AgroBrazil conheceu, na quarta (30), propriedades rurais e indústria de algodão, em Campo Verde (MT), que se destacam pela produção agropecuária sustentável e alto nível de inovação e tecnologia.

Os diplomatas viram de perto parte do processo de fabricação de fios de algodão na Cooperativa de Cotonicultores de Campo Verde (Cooperfibra Fios).

Os cooperados produzem 120 mil toneladas de algodão destinadas especialmente à exportação para países asiáticos, como China, Bangladesh, Coreia do Sul e Indonésia. Desse total, industrializa 10% para fios, que são destinados para a comercialização doméstica.

Cooperfibra

Mensalmente, são produzidas em torno de 1.100 toneladas de fios com destinação doméstica.

No mesmo dia, a comitiva visitou duas propriedades rurais que são referência em sistemas produtivos eficientes nas áreas de agricultura, pecuária e piscicultura.

Na Fazenda Fartura, os integrantes do AgroBrazil tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da biofábrica onde são desenvolvidos os estudos para o manejo de solo por meio do controle biológico; o laboratório de controle de qualidade das sementes e a área de armazenagem e classificação de sementes de soja.

Fartura

Na propriedade, eles ainda observaram a inserção da tecnologia na integração lavoura-pecuária e de semiconfinamento.

Na Fazenda Filadélfia, bem próximo dali, a comitiva visitou tanques de piscicultura onde são cultivados o peixe pintado.

Os altos níveis de tecnificação e produtividade, além da diversificação de culturas cultivadas, chamaram a atenção da comitiva.

Filadelfia

Para o embaixador da Índia, Anand Prakash, a viagem técnica está sendo muito produtiva.

“Esse programa do Sistema CNA/Senar é excelente porque mostra a evolução e eficiência da agricultura e pecuária na prática. É muito importante termos esse contato e engajamento com o setor”, ressaltou.

Pela primeira vez em uma propriedade rural no Brasil, o embaixador da Coreia do Sul, Ki-Mo Lim, destaca a importância da estreitar as relações entre os países.

“Esse lugar é simplesmente fantástico. É muito grande não só em tamanho, mas na forma como as pessoas lidam com a agricultura, com aplicação de tecnologia e ciência, além dos processos mecanizados. A Coreia do Sul é dependente de produtos agrícolas brasileiros e acredito que poderemos estreitar as relações também em outras áreas, como a cultura”, destacou.

O projeto de intercâmbio AgroBrazil, desenvolvido pela diretoria de Relações Internacionais da CNA tem o objetivo de aproximar representantes de embaixadas dos produtores rurais. Participam dessa missão técnica, diplomatas da Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Malásia, Países Baixos, Singapura e União Europeia.

Veja como foram os dias anteriores da missão:

CNA e Famato iniciam missão AgroBrazil em Mato Grosso

Missão AgroBrazil apresenta inovação tecnológica na agropecuária

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Wenderson Araujo
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas