CNA e Famasul promovem 9ª edição do Programa de Intercâmbio Agrobrazil no MS
Missão acontece de 18 a 21 de setembro e conta com a participação de representantes de dez embaixadas
Campo Grande, MS (18/09/2023) – Começou nesta segunda (18) a 9ª edição do Programa de Intercâmbio AgroBrazil, em Mato do Grosso do Sul. Durante uma semana, representantes de dez embaixadas participarão de eventos e visitas a propriedades rurais em Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Sidrolândia, Dourados, Naviraí e Caarapó.
O programa é realizado pela CNA, em parceria com a Apex Brasil, com o objetivo de apresentar a realidade da produção agropecuária nacional para delegações estrangeiras e permitir um contato direto com os produtores rurais brasileiros. Nesta edição, a iniciativa tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul (Famasul).
A abertura da programação aconteceu na sede do Sistema Famasul, em Campo Grande. O presidente Marcelo Bertoni destacou a importância do Estado para o agro brasileiro e do compromisso do produtor rural com a produção sustentável de alimentos.
“É um prazer receber esses diplomatas para mostrar o quanto estamos bem relacionados com o nosso meio ambiente. Aqui eles terão uma amostra do que o estado produz com excelência, qualidade e sustentabilidade”, disse.
Na ocasião, a comitiva, formada por diplomatas da Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Indonésia, Reino Unido, Tailândia e Turquia, assistiu apalestras sobre o Sistema Famasul e conheceram um panorama do agro no estado.
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, fez uma apresentação institucional e falou do objetivo das principais ações, projetos e programas da entidade voltados à promoção comercial e internacionalização do setor.
Já o gerente técnico do Sistema Famasul, José Pádua, citou os principais dados do estado no cenário interno e externo. “O Mato Grosso do Sul se destaca no agro nacional e tem grande foco na produção e preservação ambiental. Quando o produtor integra a pastagem em grãos ou floresta, por exemplo, ele automaticamente está aumentando o sequestro de carbono”.
Pádua também informou que os principais destinos das exportações agropecuárias do estado são a China (37,2%), União Europeia (11,50%) e o Japão (5,21%). E os principais produtos são o complexo soja, produtos florestais e carnes.
Em seguida, o grupo se desloca para o Centro de Excelência de Bovinocultura de Corte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Embrapa Gado de Corte e visita a estação experimental de Integração-Lavoura-Pecuária. A programação do primeiro dia ainda inclui uma visita ao Projeto Pacu, no município de Terenos.
Até a próxima quinta (21), a delegação do AgroBrazil vai conhecer a produção de grãos, de fécula e amido de mandioca e de fios de algodão, criação de bovinos pantaneiros com foco em carne orgânica, pecuária de corte em confinamento, além de visitar uma destilaria de etanol de milho.
A
ssessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte