Áreas de atuação
A expansão da produção agropecuária para exportação, com a diversificação da pauta exportadora e agregação de valor em relação aos produtos primários, torna-se um dos principais motores de crescimento da economia brasileira.
A Superintendência de Relações Internacionais da CNA desenvolve ações para fortalecer a projeção internacional do agronegócio brasileiro e ampliar o acesso a mercados. A atuação é baseada em três pilares: Inteligência Comercial, Negociações Internacionais e Cooperação Internacional.
A área de Inteligência Comercial prepara análises e estudos de estatísticas e conjuntura de comércio exterior, impactos de acordos de integração regional e de livre comércio, tendências de consumo, ambiente competitivo e oportunidades de negócios em mercados importadores de produtos agrícolas. É a área responsável pelo Boletim do Agronegócio Internacional e pela Nota de Imprensa sobre a balança comercial, estudos de Picos e Escaladas Tarifárias, dentre outros.
A área de Negociações Internacionais acompanha as negociações de acordos comerciais internacionais, acordos sanitários e fitossanitários, contenciosos agrícolas e deliberações em fóruns bilaterais e multilaterais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), dentre outras, que envolvem assuntos de interesse do setor agropecuário brasileiro. Monitora, também, os entraves ao comércio agrícola brasileiro, identificando as barreiras tarifárias e técnicas e as legislações nos países importadores, que podem afetar as exportações brasileiras.
Cooperação Internacional, a mais nova área de SRI, é o radar do Sistema CNA na busca de novas parcerias e fontes de recursos. Essa área é responsável por prospectar oportunidades de cooperação técnica e financeira para projetos do Sistema CNA com agências nacionais e estrangeiras, representações diplomáticas, organismos internacionais, bancos de desenvolvimento, fundos, entidades privadas e do terceiro setor, entre outras instituições. Além disso, capta recursos por meio da comercialização dos produtos do SENAR para clientes internacionais.
Relato das ações da Comissão
- Responsável pelas análises e estudos de estatísticas e conjuntura de comércio exterior, impactos de acordos de integração regional e de livre comércio.
- Acompanha as negociações de acordos comerciais internacionais, acordos sanitários e fitossanitários, contenciosos agrícolas e deliberações em fóruns bilaterais e multilaterais.
- Desenvolve relações institucionais, propõe linhas de cooperação e monitora a divulgação de editais e chamadas públicas, além de adotar uma abordagem prospectiva na promoção dos produtos do Senar para governos e organismos internacionais.
Diretora de Relações Internacionais da CNA
Sueme Mori
Contatos
cna@cna.org.br
SGAN Quadra 601, Módulo K - Brasília - Distrito Federal
CEP: 70.830-021
Telefone: (61) 2109-1400
Notícias da CNA

CNA debate impactos da legislação ambiental europeia para o Brasil
Assunto foi tratado durante o Fórum Agro, promovido pela Abag

CNA alerta sobre mecanismo de ajuste de carbono da União Europeia
Confederação diz que é fundamental entender como funcionará o CBAM

CNA debate comércio internacional e segurança alimentar
Diretora de Relações Internacionais da CNA falou sobre os temas em encontros na quinta (26) e na sexta (27)

Diplomatas agrícolas na Alemanha conhecem produtos do projeto Agro.BR
Eles se reuniram com empresários brasileiros no estande do Brasil na International Green Week, em Berlim
Projetos e Programas
Publicações que podem te interessar
Vídeos
Conferir todos os vídeos
Produção e Exportações Brasileiras de Frutas - Destaque para o Nordeste

NOSSO AGRO - Projeto Agro.BR realiza Rodada de Negócios para a América Latina

CNA prevê para 2023 redução de receita para os produtores e alta nos custos de produção

OUÇA O AGRO 50 - China: recuperação econômica, protestos e seus impactos ao Brasil

NOSSO AGRO - Sérvia, Suíça e Camarões serão nossos adversários na copa, no comércio somos parceiros

OUÇA O AGRO 43 - Novas exigências ambientais da União Europeia para importação de alimentos

Destino das Exportações do Agro Brasileiro

Produtor de manga, em Pernambuco, amplia o cultivo da fruta e já está exportando com a ajuda da ATeG

CNA apresenta as vantagens de exportar para os Emirados Árabes Unidos
