CNA e Famasul encerram programa de intercâmbio em evento com produtores do Agro.BR
Cerimônia de encerramento foi realizada na noite de quinta (21), em Campo Grande
Brasília (22/09/2023) – Após quatro dias de agenda pelo estado de Mato Grosso do Sul, a CNA e a Famasul encerraram a 9ª edição do Programa de Intercâmbio AgroBrazil, em um evento com a presença de dez produtores atendidos pelo projeto Agro.BR, realizado na noite de quinta (21), em Campo Grande.
A missão, que contou com a participação de representantes das embaixadas da Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Indonésia, Reino Unido, Tailândia e Turquia, passou por Terenos, Aquidauana, Sidrolândia, Dourados, Naviraí e Caarapó para conhecer a realidade do agro brasileiro.
Durante a cerimônia de encerramento, realizada na sede da Famasul, o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, afirmou que nas visitas, foi possível mostrar aos diplomatas como o produtor rural consegue interagir com o meio ambiente e obter resultado econômico.
“Nós vimos gado, capivara, jacaré, veado e pássaros, como o tuiuiú, convivendo entre as árvores do Pantanal e como a presença do produtor é importante nesse processo. Além disso, o quanto a agricultura construída no Cerrado brasileiro é competitiva, trazendo segurança alimentar para o país e para o mundo”, disse.
Já o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, agradeceu a participação dos estrangeiros no AgroBrazil e destacou a importância de mostrar como a ciência e a tecnologia foram fundamentais para transformar o Cerrado em uma potência agroambiental.
“O maior conhecimento que deixamos para esses representantes é que realmente o produtor rural brasileiro produz com qualidade e sustentabilidade e que o tripé econômico, social e ambiental da produção está presente no Mato Grosso do Sul e no país como um todo”.
No evento, os diplomatas conheceram os produtos de dez empresas da região de Mato Grosso do Sul, que recebem atendimento do projeto Agro.BR na área de exportação, sendo elas a Angi Chocolates, Di Bonito Cachaça, Flor Fada Azul, Linguiça de Maracaju, Mel Zen, Prana, Soul Leve, Tar e Tar, Vó Ermínia e Zitrus.
A marca Tar e Tar trabalha com a produção de molhos variados, geleias e temperos e é atendida pelo projeto há quatro anos. Atualmente, exporta seus produtos para os Estados Unidos. Para o diretor comercial, André Luiz Cavalcanti, o encontro com a comitiva foi importante para divulgar o trabalho da marca.
“Somos uma empresa de Campo Grande e utilizamos insumos e recursos aqui da região. Nós mostramos para os diplomatas uma pimenta com bocaiuva, que é um fruto nativo aqui do Pantanal. Ficamos muito satisfeitos com eventos como esse e o apoio do Agro.BR”, afirmou André.
Outra empresa apresentada à comitiva foi a Vó Ermínia, que produz variados tipos de temperos e farofinha crocante. O diretor comercial, Rui Murilo Galvanini, informou que a marca já está em sete estados brasileiros, mas o contato com representantes de outros países é uma oportunidade de levar os produtos para fora. “É muito importante para todos nós não depender apenas do mercado nacional”.
Já a sócia da empresa Angi Chocolates, Bete Branco, explicou que a marca valoriza as comunidades do estado, já que produz castanha de bauru e farinha de bocaiuva. “Os nossos produtos são saudáveis, sem glúten e sem lactose e veganos. Trabalhamos com o conceito bean to bar (da amêndoa à barra) e valorizamos o Pantanal. Cada embalagem nossa tem um animal representado”.
Bete também falou da importância da consultoria do projeto Agro.BR no estado, principalmente para divulgar as empresas que, mesmo atuando no comércio online, precisam de visibilidade em outros países.
Veja como foi o AgroBrazil em Mato Grosso do Sul:
1º dia
CNA e Famasul promovem 9ª edição do Programa de Intercâmbio Agrobrazil no MS
Comitiva do AgroBrazil visita Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar
2º dia
3º dia
Delegação do AgroBrazil visita indústria de etanol de milho em Dourados
CNA leva diplomatas para conhecer produção de fios de algodão e fécula de mandioca
Diplomatas do Agrobrazil se reúnem com associação de suinocultores do MS
4º dia
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte