Logo CNA

CNA e Famasul encerram programa de intercâmbio em evento com produtores do Agro.BR
Whats App Image 2023 09 22 at 10 56 00

Cerimônia de encerramento foi realizada na noite de quinta (21), em Campo Grande

22 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (22/09/2023) – Após quatro dias de agenda pelo estado de Mato Grosso do Sul, a CNA e a Famasul encerraram a 9ª edição do Programa de Intercâmbio AgroBrazil, em um evento com a presença de dez produtores atendidos pelo projeto Agro.BR, realizado na noite de quinta (21), em Campo Grande.

A missão, que contou com a participação de representantes das embaixadas da Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Indonésia, Reino Unido, Tailândia e Turquia, passou por Terenos, Aquidauana, Sidrolândia, Dourados, Naviraí e Caarapó para conhecer a realidade do agro brasileiro.

Durante a cerimônia de encerramento, realizada na sede da Famasul, o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, afirmou que nas visitas, foi possível mostrar aos diplomatas como o produtor rural consegue interagir com o meio ambiente e obter resultado econômico.

“Nós vimos gado, capivara, jacaré, veado e pássaros, como o tuiuiú, convivendo entre as árvores do Pantanal e como a presença do produtor é importante nesse processo. Além disso, o quanto a agricultura construída no Cerrado brasileiro é competitiva, trazendo segurança alimentar para o país e para o mundo”, disse.

Já o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, agradeceu a participação dos estrangeiros no AgroBrazil e destacou a importância de mostrar como a ciência e a tecnologia foram fundamentais para transformar o Cerrado em uma potência agroambiental.

Gedeão Pereira e Marcelo Bertoni Gedeão Pereira e Marcelo Bertoni

“O maior conhecimento que deixamos para esses representantes é que realmente o produtor rural brasileiro produz com qualidade e sustentabilidade e que o tripé econômico, social e ambiental da produção está presente no Mato Grosso do Sul e no país como um todo”.

No evento, os diplomatas conheceram os produtos de dez empresas da região de Mato Grosso do Sul, que recebem atendimento do projeto Agro.BR na área de exportação, sendo elas a Angi Chocolates, Di Bonito Cachaça, Flor Fada Azul, Linguiça de Maracaju, Mel Zen, Prana, Soul Leve, Tar e Tar, Vó Ermínia e Zitrus.

A marca Tar e Tar trabalha com a produção de molhos variados, geleias e temperos e é atendida pelo projeto há quatro anos. Atualmente, exporta seus produtos para os Estados Unidos. Para o diretor comercial, André Luiz Cavalcanti, o encontro com a comitiva foi importante para divulgar o trabalho da marca.

“Somos uma empresa de Campo Grande e utilizamos insumos e recursos aqui da região. Nós mostramos para os diplomatas uma pimenta com bocaiuva, que é um fruto nativo aqui do Pantanal. Ficamos muito satisfeitos com eventos como esse e o apoio do Agro.BR”, afirmou André.

Empresários do projeto Agro.BR Empresários do projeto Agro.BR

Outra empresa apresentada à comitiva foi a Vó Ermínia, que produz variados tipos de temperos e farofinha crocante. O diretor comercial, Rui Murilo Galvanini, informou que a marca já está em sete estados brasileiros, mas o contato com representantes de outros países é uma oportunidade de levar os produtos para fora. “É muito importante para todos nós não depender apenas do mercado nacional”.

Já a sócia da empresa Angi Chocolates, Bete Branco, explicou que a marca valoriza as comunidades do estado, já que produz castanha de bauru e farinha de bocaiuva. “Os nossos produtos são saudáveis, sem glúten e sem lactose e veganos. Trabalhamos com o conceito bean to bar (da amêndoa à barra) e valorizamos o Pantanal. Cada embalagem nossa tem um animal representado”.

Bete também falou da importância da consultoria do projeto Agro.BR no estado, principalmente para divulgar as empresas que, mesmo atuando no comércio online, precisam de visibilidade em outros países.

Veja como foi o AgroBrazil em Mato Grosso do Sul:

1º dia

2º dia

3º dia

4º dia

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas