ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA participa de encontro em João Pessoa
Encontro do setor de Cana de Acucar

Evento foi promovido pela Asplan e Unida e homenageou senador Efraim Filho

19 de dezembro 2024
Por CNA

Brasília (19/12/2024) – O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Perez, participou, na quinta (19), em João Pessoa (PB), de um encontro promovido pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e pela União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida).

O evento teve como destaque a palestra “Perspectivas para o setor sucroenergético”, apresentada por Plínio Nastari, presidente da Datagro, que abordou as expectativas para o próximo ciclo de moagem e a produção de açúcar e etanol. A apresentação trouxe uma análise estratégica sobre o setor sucroenergético, que desempenha um papel fundamental na economia brasileira.

Durante o encontro, também foi realizada uma homenagem ao senador Efraim Filho (União/PB), promovida em nome de diversas entidades, incluindo a CNA. O parlamentar foi reconhecido por sua atuação como autor e relator do Projeto de Lei nº 3149/2020, que inclui os produtores de biomassa na Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

O projeto assegura que parte dos Créditos de Descarbonização (CBios) seja destinada aos produtores, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a valorização do trabalho realizado por esse segmento. A matéria foi recentemente aprovada pelo Congresso Nacional e aguarda sanção presidencial.

Alexandre Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (COAF) e vice-presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) também foi homenageado pelas contribuições para o setor.

“O encontro reafirmou o compromisso das entidades e lideranças presentes com o fortalecimento do setor e com o avanço de iniciativas que promovam a sustentabilidade e o crescimento da cadeia produtiva de biocombustíveis no Brasil”, destacou Perez.

Áreas de atuação