Logo CNA

CNA leva produtos do Agro.BR para celebração na Embaixada do Reino Unido
Assinatura Agro BR RGB

Geleia de umbu, tapioca, chocolates e cafés especiais farão parte do cardápio

2 de maio 2023
Por CNA

Brasília (02/05/2023) – Umbu, tapioca, chocolates e cafés são alguns dos produtos do Projeto Agro.BR que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai levar para o evento comemorativo de coroação do rei Charles, na Embaixada do Reino Unido, na terça (2), em Brasília (DF).

Ao todo, serão nove produtos que fazem parte do projeto Agro.BR, iniciativa da CNA desenvolvida em parceria com Apex-Brasil com o objetivo de aumentar a participação de pequenos e médios produtores no comércio internacional e diversificar a pauta exportadora de produtos do agro brasileiro.

Os alimentos serão apresentados e farão parte do cardápio que será preparado pelo chef de cozinha paraense Saulo Jennings. Os convidados terão a oportunidade de provar, por exemplo, os dadinhos de tapioca, da empresa paulistana Akio, com a geleia de umbu, feita por produtores rurais da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), na Bahia.

Outro prato previsto será a moqueca de pirarucu da Amazônia, com macaxeira, dendê, banana da terra e a farofa temperada da empresa Tabuleiro da Chef. O queijo meia cura da Fazenda Generosa, em Minas Gerais, será servido com o mel de aroreira da Cooperativa dos Apicultores do Norte de Minas (Coopemapi).

Algumas sobremesas também serão preparadas com alimentos de produtores rurais atendidos pelo projeto Agro.BR, como o creme de cupuaçu com geleia de umbu, da Coopercuc, os nibs de cacau e a farofa de castanhas do Pará da empresa amazônica Floresta em Pé.

Ainda durante a cerimônia, será servido o café especial da empresa Moncerrado, além da realização da harmonização de uma sobremesa inglesa com o chocolate baiano da empresa Chor Chocolates. Ao final do evento, a CNA entregará cestas com esses produtos, contendo informações sobre os produtores rurais para os convidados da celebração.

Todos os produtos expostos na embaixada são de produtores rurais que compõem a diversidade da pauta exportadora brasileira. O mel da Coopemapi, que reúne 350 cooperados de 25 munícipios, exporta para a Bélgica, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Portugal e Itália.

A empresa “Tabuleiro da Chef”, da chef baiana Tereza Paim, exporta para os Estados Unidos e, desde março, ampliou seu mercado para Reino Unido e Portugal. As castanhas do Pará da Floresta em Pé já chegaram ao Canadá. O queijo da Fazenda Generosa é um dos vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal, e se destaca no mercado.

A CNA também trabalha para a abertura de mercado na União Europeia para que a geleia de umbu seja registrada como alimento tradicional. A possibilidade do registro do umbu como Novel Food, atualmente em curso, trará novas oportunidades para produtores e produtoras do semiárido nordestino, além de abrir portas para outros produtos da biodiversidade brasileira na União Europeia e em outros mercados Internacionais.

Mais informações sobre o Agro.BR: cnabrasil.org.br/agro-br

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação