Logo CNA

CNA e entidades discutem estratégias para o Agro.BR
Agro BR Dia2

Encontro acontece realizado na sede da CNA, até quinta (8)

7 de agosto 2024
Por CNA

Brasília (07/08/2024) – No segundo dia do Encontro Agro.BR, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu, na quarta (7), representantes do Sebrae, ApexBrasil e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para discutir sinergias e interações para o projeto.

Na abertura do encontro, o coordenador de Promoção Comercial da Diretoria de Relações Internacionais da CNA, Rodrigo da Matta, destacou a importância das parcerias. Segundo ele, o encontro teve o objetivo de fortalecer as colaborações existentes e explorar novas oportunidades de parceria.

“Temos o intuito de promover um ecossistema de apoio ainda mais robusto e eficiente para ampliarmos a participação de pequenos e médios empreendedores rurais na diversificação da pauta exportadora brasileira”, disse.

Imagem

O analista do Sebrae Nacional, Gustavo Reis Melo, enfatizou o trabalho conjunto no projeto e o processo de internacionalização de pequenos e médios produtores rurais para alcançar mercados externos.

“Quando falamos de mercados, falamos de vários quesitos que vêm antes como a regularização, qualidade, embalagens adequadas, e temos colocado os alimentos e bebidas como prioritários. E o caminho é realmente trabalharmos de forma conjunta. O desafio está dado e são em conversas como estas que encontramos as soluções para melhor atender o produtor rural”.

Rita Albuquerque, coordenadora de Competitividade II da ApexBrasil Rita Albuquerque, coordenadora de Competitividade II da ApexBrasil

Para a coordenadora de Competitividade II da ApexBrasil, Rita Albuquerque, acompanha o projeto desde o início. “Começamos desenvolvendo a qualificação e agora já estamos debatendo sobre a entrada efetiva de empreendedores rurais brasileiro no mercado internacional. O Brasil tem produtos muito diferenciados como o mel, os cafés especiais e tantos outros com alto valor agregado, com grande potencial para exportação”, disse.

A assessora técnica da CNA, Fernanda Regina, falou sobre a importância de identificar produtores rurais brasileiros que produzem alimentos artesanais e tradicionais. “São alimentos com valor agregado desde a rastreabilidade até o seu processo produtivo, com histórias, com sustentabilidade”, explicou.

Segundo ela, o Prêmio CNA Brasil Artesanal, realizado desde 2019, tem o intuito de identificar e valorizar produtos de alta qualidade que se destacam no mercado nacional. “Alguns desses finalistas das edições dos prêmios já entraram no projeto Agro.BR e se preparam para exportação”, afirmou.

O diretor adjunto da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, Alexandre Martins, também destacou o trabalho dos técnicos de campo na identificação de produtores rurais com perfil exportador. “Esses técnicos têm contato direto e contínuo com os produtores e conhecem a qualidade dos produtos que já estão prontos para entrar na trilha do Agro.BR”, destacou Martins.

Letícia Fonseca e Alexandre Martins durante reunião com equipe do Agro.BR Letícia Fonseca e Alexandre Martins durante reunião com equipe do Agro.BR

Também estiveram presentes as assessoras técnicas da CNA, Kalinka Koza, que abordou o desenvolvimento da cadeia do mel; e Letícia Fonseca, que falou sobre o potencial exportador da fruticultura brasileira.

Colaboração – A equipe da Agro.BR também realizou uma atividade em grupo, com participação dos parceiros, sobre as prioridades para a nova etapa do projeto.

Imagem

Para a assessora de Relações Internacionais da CNA, Rosi Bandera, a participação ativa de todos os membros da equipe é muito importante para a construção de um plano estratégico e eficaz para o futuro do Agro.BR.

A equipe se dividiu em grupos que trataram das sinergias com parceiros, da otimização e escalabilidade dos atendimentos, demandas dos produtores e geração de negócios.

Grupos apresentaram suas sugestões Grupos apresentaram suas sugestões

Os integrantes da equipe apresentaram, no fim do dia, a síntese dos debates para a construção de um documento em conjunto.

Áreas de atuação