Notícias
CNA promove rodadas de negócios com empreendedores rurais na Expoalimentaria 2024
Missão técnica com 24 produtores está em Lima, no Peru
Brasília (26/09/2024) – A missão técnica do projeto Agro.BR, desenvolvido pela CNA e ApexBrasil, participou, na quarta (25), de uma série de rodadas de negócios na programação da Expoalimentaria, que acontece em Lima, no Peru. O grupo formado por 24 empreendedores rurais também cumpre uma agenda de reuniões técnicas e seminários.
A iniciativa, que conta com a parceria da Embaixada do Brasil e da adidância agrícola no país, visa explorar o mercado consumidor peruano, identificar oportunidades de negócios e fazer a promoção comercial de alimentos com grande potencial de demanda no mercado internacional, como mel, açaí, cacau, tapioca, farinha de mandioca, cafés especiais, geleias, cachaças e vinhos.
Os produtores rurais participam de rodadas de negócios e exposição de produtos na Expoalimentaria, considerada a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina. A missão é acompanhada pelos assessores de Relações Internacionais da CNA, Rosi Bandera e Eric Pinheiro.
Agenda técnica - Na segunda-feira (23), o grupo participou de reuniões com o adido agrícola do Brasil e representantes do setor comercial da Embaixada. A reunião tratou da participação do país no mercado peruano, questões sanitárias e fitossanitárias, regulamentação de entrada de alimentos e bebidas processados e não processados. O grupo também visitou a rede Supermercados Peruanos.
O segundo dia de agenda do grupo, na terça (24), foi marcado pela reunião no Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA) do Peru, com produtores de cacau do estado do Pará. O objetivo foi debater o combate à doença monilíase, que afeta o fruto do cacau em toda a América Latina, e tratar de soluções para erradicação da doença. Os produtores também visitaram outras redes de supermercados da capital peruana.
O grupo participou, ainda, do seminário “Oportunidades Comerciais Brasil – Peru no Setor de Alimentos e Bebidas”. O embaixador do Brasil em Lima, Baena Soares, deu as boas-vindas aos produtores rurais e destacou a importância da missão e participação na feira de alimentos e bebidas. “A participação da missão na Expoalimentaria é uma oportunidade de dar visibilidade aos produtores brasileiros. Os produtos brasileiros são de grande interesse dos peruanos”, disse o Embaixador.
A assessora de Relações Internacionais da CNA, Rosi Bandera, apresentou o Sistema CNA e seus projetos de internacionalização e de apoio ao desenvolvimento da produção rural brasileira aos participantes. “É muito importante que os países parceiros conheçam o Agro Brasileiro. Nossa capacidade de estar ao lado, frequentemente, dos produtos brasileiros e toda a assistência que o sistema oferece em todo o Brasil”, destacou Rosi.
O representante da Superintendência Nacional de Aduanas e Administração Tributária (Sunat) falou da construção de uma empresa no Peru com capital estrangeiro. Ele apresentou informações sobre as tarifas alfandegárias, convênios e acordos e acordos para os produtos brasileiros exportados ao Peru.
Os desafios e oportunidades logísticas no comércio bilateral Brasil e Peru foi debatido pelo representante da Câmara de Comércio Brasil – Peru (Cambraper). O seminário também abordou as demandas de importação de alimentos e bebidas no mercado peruano.