CNA recebe adidos agrícolas em Brasília
Ação encerrou a programação dos representantes do agro nas embaixadas brasileiras na capital federal
Na imagem, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua
Brasília (02/12/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu, na sexta (29), os adidos agrícolas brasileiros que já atuam ou trabalharão nas embaixadas brasileiras em outros países. O objetivo foi promover um encontro de aproximação.
Adido agrícola é o funcionário público que atua em outros países na abertura, manutenção e ampliação de mercados para o agronegócio brasileiro.
A ação da CNA fez parte do 6°Encontro Nacional do Agro dos Adidos Agrícolas, promovido pelo Ministério da Agricultura e ApexBrasil, com a realização de diversas reuniões e debates sobre a representatividade da agropecuária brasileira no cenário mundial.
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, ressaltou a relevância dos adidos agrícolas para buscar o crescimento das exportações do agro brasileiro e defender a imagem do setor no mercado internacional.
“É uma alegria enorme tê-los na casa dos produtores rurais brasileiros. Vocês têm um papel muito importante na atuação na defesa de interesses, abertura de mercados e promoção da imagem do agro brasileiro”, destacou Sueme.
Neste contexto, ela lembrou a parceria entre CNA e Apex.Brasil em diversas ações, como o projeto Agro.BR .
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, reforçou o papel da CNA para o bom trabalho dos adidos. “Ter o apoio do setor privado é importante para que possamos tomar as melhores decisões para defender os interesses dos nossos produtores rurais e exportadores”.
Participaram do encontro na CNA um grupo de 40 adidos agrícolas que irão atuar nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bangladesh, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Irã, Itália, Japão, Malásia, Marrocos, México, Nigéria, Peru, Reino Unido, Rússia, Singapura, Suíça, Turquia, União Europeia, Estados Unidos e Vietnã.
Para o adido agrícola na Alemanha, Eduardo Sampaio, o encontro foi bastante frutífero e possibilitou a aproximação e alinhamento de ações para promover produtos do agro brasileiro no país europeu.
A adida agrícola Adriane Reis, que atua no México, lembrou da missão comercial da CNA em 2023 para a ExpoAntad, maior feira do país voltada para alimentos e bebidas.
“O México tem se mostrado um parceiro comercial muito relevante para o Brasil diante das grandes oportunidades para pequenos, médios e grandes produtores rurais. Por isso, ter o contato e suporte da CNA é muito importante”, finalizou.
Durante a semana, a CNA participou de reuniões com os adidos agrícolas, juntamente com o governo, para debater as demandas e ações do setor produtivo para ampliar as exportações para outros mercados.
Foto: Daniel Fagundes