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CNA realiza encontro do Projeto Agro.BR
Evento é realizado até quinta (8), na sede da Confederação, em Brasília
Brasília (07/08/2014) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza, até quinta (8), o Encontro do Projeto Agro.BR, que reúne a Diretoria de Relações Internacionais, consultores e entidades parceiras para construção de estratégias e discussões temáticas.
O Agro.BR é um projeto da CNA em parceria com a ApexBrasil que tem a missão de ampliar a pauta exportadora brasileira com a participação de empreendedores rurais de todos os tamanhos.
Na abertura do evento, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, destacou a importância da atuação da CNA na promoção comercial e defesa de interesses do agro no exterior.
“Estamos entrando numa nova fase de atuação da área de internacionalização da CNA. Crescemos muito em produção e produtividade, mas precisamos avançar em representação institucional do setor. Precisamos ser mais protagonistas nesta agenda internacional”, disse.
Ela também falou sobre a atuação dos escritórios internacionais e regionais do projeto Agro.BR. Segundo ela, o reflexo do trabalho é a inserção de novos produtos e empreendedores rurais de pequeno e médio porte na pauta exportadora.
O encontro é conduzido pelo coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, e reúne assessores de relações internacionais da CNA, representantes dos escritórios estaduais, internacionais e instituições parceiras para discussões do projeto e dos eixos estratégicos do Agro.BR, envolvendo a equipe e os parceiros estratégicos.
Matta apresentou um panorama completo dos resultados obtidos pelo projeto até o momento, incluindo os impactos positivos gerados para o empreendedor rural brasileiro.
“Temos 1.443 inscritos no programa de todos os estados brasileiros, sendo que 405 dessas empresas já estão exportando 467 tipos de produtos, que têm como destino 155 países com uma geração de receita de US$ 882 milhões já exportados”, disse Matta.
Segundo o coordenador, já foram feitos 368 planos de negócios individuais. “Só este serviço teria o valor de mercado de R$ 6,9 milhões. Realizamos 632 rodadas de negócios, que geraram quase US$ 30 milhões de renda. Cada US$ 1,0 investido em ações gera US$ 190,0 em negócios. Para cada R$ 1,00 executado, o projeto gera R$ 6,00 em serviços ao produtor”, explica Matta.
O Agro.BR inclui iniciativas direcionadas para negócios que estejam em qualquer etapa do caminho da exportação, com sensibilização, capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, participação em rodadas de negócios, suporte em escritórios no exterior.
Escritórios internacionais – Para apoiar negócios rurais brasileiros no caminho da exportação, a CNA conta com os escritórios internacionais já presentes na China, em Singapura e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Durante a reunião, os representantes dos escritórios internacionais apresentaram suas principais ações de apoio a promoção comercial e a atuação em defesa dos interesses do agro brasileiro. Eles também falaram sobre as estratégias futuras e o trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos escritórios regionais do projeto Agro.BR.
As sedes internacionais oferecem suporte nestes países e em regiões vizinhas estratégicas para promoção comercial e análise constante de oportunidades e tendências locais. Os representantes participaram da reunião de forma virtual.
Escritórios regionais – O Agro.BR conta, ainda, com o suporte de consultores regionais, que atendem, de forma personalizada, os produtores rurais com perfil exportador.
Os escritórios regionais ficam nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pará e São Paulo. “O interessante é que conseguimos expandir muito a nossa atuação em estados que não temos os escritórios e atender todas as regiões do país. Os resultados em números, expectativas de negócios, contatos, seminários, rodadas e match, ao longo de feira e eventos, são bastante exitosas”, disse Matta.
Durante o evento, os escritórios internacionais apresentaram suas principais ações e falaram das suas estratégias futuras. Cada escritório compartilhou seus principais destaques e conquistas, evidenciando as soluções implementadas, benefícios alcançados e impactos positivos gerados durante a jornada do Agro.BR.
Segundo Matta, essa troca de experiências é fundamental para fortalecer a colaboração entre os escritórios e aprimorar as ações do projeto.
Programação - Nesta quarta (7), o encontro irá promover um debate entre parceiros do Agro.BR, como o Sebrae, a ApexBrasil, diretoria técnica da CNA, e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo é fortalecer as colaborações existentes e explorar novas oportunidades de parcerias.
No encerramento do encontro, previsto para a tarde da quinta (8), está prevista a elaboração de um relatório consolidado, com as propostas finais para Agro.BR, incluindo os eixos de atuação, as ações prioritárias e os encaminhamentos para a implementação do plano estratégico.