CNA e entidades do setor promovem imagem do agro brasileiro na Inglaterra
Pam Agro encerrou missão na sexta (10) com agenda em Londres. Na foto, Felipe Spaniol, da CNA, Alberto Bicca, coordenador do Pam Agro na Apex, e Eduardo Bastos, da Abag.
Brasília (13/05/2024) – A missão do Pam Agro à Europa encerrou a programação em Londres, Inglaterra, na sexta (10), com diversas reuniões em entidades dos setores público e privado e imprensa local.
O Pam Agro é um Programa de Imagem e Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro promovido pela Apex-Brasil e 15 associações setoriais para promover a imagem e a defesa de interesses do agro no exterior.
O coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol, foi um dos porta-vozes dessa edição do programa e fez um balanço positivo da missão, que passou também pela Alemanha.
Entre os principais temas discutidos na viagem estão o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e a lei antidesmatamento da UE.
Segundo Spaniol, tanto nos países da União Europeia quanto na Inglaterra, existe uma preocupação muito grande que deriva do pacto verde, o "green deal", que tem impactado as exportações do Brasil para o bloco.
“Nossa mensagem para eles é que o Brasil tem uma produção sustentável, com requisitos criteriosos, que cumprem o que o Código Florestal estabelece, porém, ainda pouco conhecidos na Europa”.
O coordenador ressaltou que o grupo, composto por integrantes de diversas instituições brasileiras entre CNA, Apex-Brasil, Ministério das Relações Exteriores e Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), mostrou aos europeus a realidade do agro brasileiro.
“Mostramos nossa realidade para fazer com que as negociações de acordos comerciais e a abertura de novos mercados para as exportações do agro brasileiro possam acessar a Europa sem outras barreiras.”