Mato Grosso
Do sertão para o mundo: Senar-MT vai até a maior exportadora de manga do Brasil
Missão Técnica Nordeste 2024 conheceu a Agropecuária Roriz Dantas, em Belém de São Francisco (PE)
Por: José Pereira
Fonte: Ascom Senar-MT
A Missão Técnica Nordeste 2024 conheceu nesta quinta-feira (01), a Agropecuária Roriz Dantas, em Belém de São Francisco (PE). Quem apresentou os mais de 30 anos de história da Agrodan foi o sócio fundador e diretor-presidente da empresa, Paulo Dantas.
Em uma conversa cheia de inspiração, empreendedorismo e coragem, produtores e presidentes de sindicatos rurais de Mato Grosso, conheceram como uma propriedade improdutiva se tornou líder nacional na produção e exportação de manga.
A empresa pernambucana possui mais de 1000 hectares para o cultivo da fruta e tem uma produção anual de 32 milhões de quilos. São 7 fazendas que pertencem ao grupo, gerando 1.300 empregos diretos, fortalecendo a economia do Vale do São Francisco.
A cada safra o objetivo é levar até o consumidor um produto de qualidade e a estratégia para isso acontecer é investir em variedades, como a kent e keitt, que atendem às exigências do mercado externo, principalmente da Europa.
Entre as grandes conquistas da Agrodan está o Packing House, termo em inglês que define o local onde as mangas chegam dos pomares, são beneficiadas, passam pelo controle de qualidade e embaladas para o destino final. A estrutura também chama atenção e tem capacidade para embalar até 40 toneladas da fruta por hora.
Além dos números produtivos, a empresa se preocupa com o desenvolvimento social dos colaboradores e da região onde as propriedades estão instaladas. A Escola Professora Olindina Roriz Dantas foi construída dentro de uma das fazendas e inaugurada em 2018. Um sonho que se tornou realidade, proporcionando para crianças e jovens do sertão pernambucano educação de qualidade, estrutura diferenciada, transporte escolar e quatro refeições diárias. São 400 alunos atendidos do maternal até o terceiro ano do ensino médio.