Logo CNA

Projeto Agro.BR lança escritório no Ceará
Sistema faec senar

Anúncio foi feito na segunda (21), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do estado

22 de novembro 2022
Por CNA

Brasília (22/11/2022) – O Projeto Agro.BR, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lançou um escritório de consultoria no Ceará para atender os pequenos e médios empresários rurais que têm interesse em exportar seus produtos.

A novidade foi anunciada na segunda (21), na sede Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), em Fortaleza. Na abertura do evento, o presidente da entidade, Amílcar Silveira, apresentou a equipe que será responsável pelo escritório cearense do Agro.BR e a importância do agro no estado.

“Nós pretendemos aumentar em 20% as exportações do agro cearense, ajudando por meio de capacitação dos pequenos e médios produtores”, disse o presidente da Faec.

Amílcar Silveira afirmou que é preciso agregar valor a outros segmentos para que o Ceará volte a ser um grande exportador de produtos agropecuários. “Hoje, o nosso mel é beneficiado em outros estados e seguem para o exterior. Queremos que as exportações do nosso mel saiam do Ceará”, disse.

Durante o evento, o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, destacou o objetivo do projeto na comercialização. “Já atendemos mais de mil produtores brasileiros na primeira etapa do projeto, com planos de exportação e inclusão em rodadas de negócios. Queremos que o produtor esteja preparado para ingressar no mercado externo”.

Segundo a consultora do escritório do Agro.BR no Ceará, Amanda de Almeida Lopes, a iniciativa vai atuar na capacitação de pequenos, médios e grandes produtores, além de fazer a promoção comercial de seus produtos.

“Faremos a capacitação individual e coletiva para que esse empresário consiga se adequar da melhor maneira possível para atingir o mercado internacional. O nosso objetivo é que esse empresário possa reduzir os riscos de uma internacionalização”, disse Amanda.

Visita técnica – Na segunda (21), Rodrigo da Matta e Amanda de Almeida visitaram o escritório da empresa Itaueira – REI Alimentos, localizado em Fortaleza. A empresa produz frutas (melão, melancia e uva), pimentão e camarão, além de sucos concentrados e de polpas.

Imagem

“A Itaueira já participou do nosso programa de Aterrisagem na China, então nós visitamos o escritório para conhecer um pouco mais sobre a empresa e propor capacitações para os colaboradores em termos de negócios internacionais”, destacou o coordenador de Promoção Comercial da CNA.

O Projeto Agro.BR

O Agro.BR é um projeto da CNA em parceria com a Apex-Brasil que tem a missão de ampliar a pauta exportadora brasileira. Nós trabalhamos junto a empreendedores rurais de todos os tamanhos na missão de levar seus negócios para novos clientes e novas realidades.

Assessoria de Comunicação CNA, com informações do Sistema Faec/Senar
Telefone: (61) 2109-1419
Foto: Sistema Faec/Senar
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação