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Missão empresarial da CNA chega a Singapura
Empresários do Agro.BR tiveram reunião na Embaixada do Brasil no país e com empresa de e-commerce
Brasília (22/05/2023) - A missão empresarial organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com empresários do Agro.BR, iniciou a agenda em Singapura, na segunda (22), onde teve reuniões na Embaixada do Brasil e na empresa Shopee, de comércio eletrônico.
O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, e a assessora de Relações Internacionais, Camila Sande, acompanharam as quatro empresas brasileiras nas visitas técnicas. As empresas Nutribotânica, Tirolez, Essências Brasil e da Cooperativa Central de Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu (CEPOTX) participam de reuniões, encontros de negócios e promoção comercial em Singapura até o dia 23 de maio.
Rodrigo da Matta disse que a reunião na Shopee foi uma grande oportunidade para colocar, com apoio da CNA, empreendedores rurais brasileiros nesta ferramenta, que alcança todo o sudeste da Ásia. “Seguiremos tratando com o escritório no Brasil e construindo um memorando de interesse para trazer vantagens para os produtores, além de fornecedores locais para estoque, distribuição e marketing”, destaca o coordenador.
O grupo também esteve em reunião na Embaixada do Brasil em Singapura, onde foram recebidos pela embaixadora Eugênia Barhelmess, o adido agrícola do Brasil em Singapura, Leandro dos Santos Antunes, e o chefe do Setor Comercial da Embaixada, Felipe Pinchemel Cotrim dos Santos.
Durante o encontro, as empresas do Agro.BR apresentaram seus produtos e expuseram suas expectativas em relação ao mercado de Singapura. Após ouvir o relato das empresas, Eugênia disse que quer muito que as empresas brasileiras do agro estejam mais presentes no país.
A embaixadora elogiou a iniciativa da CNA na realização da missão empresarial e reafirmou a importância de ter o agro brasileiro em mercados internacionais, como Singapura. Ela destacou que as oportunidades são muitas e que as empresas precisam apresentar seus produtos, que são muito interessantes.
Durante a reunião na embaixada, também foi falado sobre as questões sanitárias adotadas pelo país. De acordo com a legislação do país asiático, alguns produtores não precisam de certificado para ser comercializado em Singapura, como é o caso do mel.
Para Camila Sande, esse pode ser um interessante mercado para ser mais considerado pelos empresários brasileiros. “Precisamos continuar com as nossas ações, fazendo mais promoção comercial, para que os países asiáticos conheçam melhor os produtos brasileiros, toda a sua qualidade e sustentabilidade”, disse.
O grupo esteve, ainda, em uma reunião com a Associação de Alimentos Manufaturados de Singapura (SFMA), onde puderam trocar experiências comerciais de produtos.
A CNA enxerga o sudeste asiático como um potencial mercado para os produtos do agro. Em 2021, a entidade inaugurou seu escritório no país visando monitorar o mercado regional para promover a exportação de produtos do agro brasileiro para Singapura por meio do Agro.BR.
O Agro.BR é uma inciativa da CNA com a Apex-Brasil e tem o objetivo de ampliar a participação principalmente de pequenos e médios produtores rurais brasileiros no comércio internacional.
Além de Singapura, a missão promovida pela CNA também esteve na China, onde participou da SIAL 2023, em Xangai.
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