Missão da CNA no México gera US$ 3,7 milhões em vendas
Confederação levou 12 empresários rurais na Expo Antad, em Guadalajara
Brasília (26/04/2024) – A missão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com 12 empresários rurais de diversos setores na Expo Antad, em Guadalajara, no México, gerou US$ 3,7 milhões em vendas e projeções de US$ 19,1 milhões para os próximos 12 meses.
O grupo de empresários rurais faz parte das empresas que são atendidas pelo projeto Agro.BR , uma iniciativa da CNA e da Apex Brasil para inserir mais produtores no comércio global e diversificar a pauta exportadora brasileira.
Segundo o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, a intenção do Agro.BR nas feiras é abrir espaço para produtos que não são considerados commodities, mas que tem grande potencial para acessar o mercado mexicano.
“O México é um grande país consumidor, com mais de 100 milhões de pessoas, e pela questão cultural são países muito próximos. Essa feira nos traz este tipo de oportunidade para mostrar a competitividade do agro brasileiro e mostrar o potencial para continuar crescendo”.
A assessora internacional Rita Padilla, explica que as missões comerciais que a CNA realiza, por meio do AgroBR, em outros países, são cruciais para expandir os horizontes dos empresários e suas empresas.
“Essa iniciativa não apenas oferece a oportunidade de explorar novos mercados e clientes em potencial, mas também possibilita o estabelecimento novas parcerias estratégicas e a identificação de tendências e demandas locais. Participar de uma missão comercial proporciona uma compreensão mais profunda dos aspectos culturais e das práticas de negócios do país visitado”.
Empresários – Os empresários da delegação atuam na produção de açaí, cebola, chocolate, cacau, arroz, palmito, geleias, doces, frutas, feijão, azeite, guaraná, creme de avelã e hortaliças.
Para a produtora de azeite de oliva Zélia Scherer Maciel, da empresa gaúcha Olivais Viridi, o projeto Agro.BR é uma grande oportunidade para que outras empresas de olivicultura conquistem o mercado internacional, diante da qualidade do produto brasileiro.
“Isso me dá a certeza que nosso produto é diferenciado. Outras empresas deveriam aproveitar as oportunidades que a CNA oferece para exportação”, ressaltou.
O chef Fábio Sicília, produtor de cacau e fundador da Gaudens Chocolate, também viu no mercado mexicano um grande atrativo para seu produto. “Eles têm o hábito do consumo, então é uma grande oportunidade de negócio”.
Bianca Esteves, da Philá, que produz palmito de pupunha em Santo Antônio de Jesus (BA), busca sua estreia no mercado internacional para seu produto e enxergou espaço junto ao consumidor mexicano.
“Trabalhamos com vendas apenas na Bahia, mas estamos tentando a exportação para o mundo e o Agro.BR fez toda uma pesquisa para ver que nosso produto é o que eles buscam. Então tivemos várias rodadas de negócios para mostrar a qualidade do nosso produto”.
Rafael Ming, da Açaí Motion (DF), avalia que o Agro.BR possibilita canais de comunicação diretos em feiras com os consumidores por meio de rodadas de negócios, o que traz grandes vantagens para vender os produtos.