ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Plano Safra: CNA levanta propostas da região Norte
PAP REGIAO NORTE

Setor produtivo se reuniu na sexta (28), em Belém, para discutir as demandas

28 de março 2025
Por CNA

Brasília (28/03/2025) – Produtores rurais e representantes de sindicatos e federações estaduais de agricultura e pecuária da região Norte se reuniram na sexta (28), em Belém (PA), para discutir as sugestões do setor para o próximo Plano Safra.

Esse foi o quarto encontro promovido pela CNA com o objetivo de elencar as principais necessidades dos produtores para o próximo ciclo produtivo. As propostas de cada região serão compiladas em um documento, que será encaminhado ao governo.

Na abertura da reunião, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), Carlos Xavier, destacou a importância do debate para apresentar as dificuldades do setor em relação ao acesso ao crédito rural oficial.

Presidente Carlos Xavier fala na abertura da reunião Presidente Carlos Xavier fala na abertura da reunião

O presidente da federação do Acre (Faeac), Assuero Veronez, pontuou a falta de recursos do Plano Safra e do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

Já o presidente da Federação de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, citou a necessidade do aumento do volume de recursos para os programas de subvenção ao prêmio do seguro rural (PSR) e de garantia da atividade agropecuária (Proagro) para que os produtores consigam tocar a lavoura de forma assertiva e segura.

Durante o debate, o presidente da Federação do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, falou sobre a necessidade de outras formas de garantia para acesso ao plano ABC+, já que a maioria dos produtores da Amazônia não possui título de terra em razão dos problemas de regularização fundiária.

O assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, afirmou que o seguro rural continua sendo uma das principais necessidades de todas as regiões do país e no caso do Norte, a falta de produtos adequados complica ainda mais a contratação desse importante instrumento de gestão de risco.

O consultor José Ângelo Mazzillo relembrou o Projeto de Lei 2.951/2024, de autoria da senadora Tereza Cristina, e sua importância para o aperfeiçoamento da política do seguro rural, fortalecendo a previsibilidade orçamentária e eficiência do setor.

Os representantes discutiram também as sugestões para os programas de investimento agropecuário e demais ferramentas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A próxima reunião será realizada na quarta (2), em Irecê (BA), com produtores, e representes de federações e sindicatos rurais dos estados da região Nordeste.