Plano Safra: CNA levanta propostas da região Norte

Setor produtivo se reuniu na sexta (28), em Belém, para discutir as demandas
Brasília (28/03/2025) – Produtores rurais e representantes de sindicatos e federações estaduais de agricultura e pecuária da região Norte se reuniram na sexta (28), em Belém (PA), para discutir as sugestões do setor para o próximo Plano Safra.
Esse foi o quarto encontro promovido pela CNA com o objetivo de elencar as principais necessidades dos produtores para o próximo ciclo produtivo. As propostas de cada região serão compiladas em um documento, que será encaminhado ao governo.
Na abertura da reunião, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), Carlos Xavier, destacou a importância do debate para apresentar as dificuldades do setor em relação ao acesso ao crédito rural oficial.

O presidente da federação do Acre (Faeac), Assuero Veronez, pontuou a falta de recursos do Plano Safra e do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Já o presidente da Federação de Rondônia (Faperon), Hélio Dias, citou a necessidade do aumento do volume de recursos para os programas de subvenção ao prêmio do seguro rural (PSR) e de garantia da atividade agropecuária (Proagro) para que os produtores consigam tocar a lavoura de forma assertiva e segura.
Durante o debate, o presidente da Federação do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, falou sobre a necessidade de outras formas de garantia para acesso ao plano ABC+, já que a maioria dos produtores da Amazônia não possui título de terra em razão dos problemas de regularização fundiária.
O assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, afirmou que o seguro rural continua sendo uma das principais necessidades de todas as regiões do país e no caso do Norte, a falta de produtos adequados complica ainda mais a contratação desse importante instrumento de gestão de risco.
O consultor José Ângelo Mazzillo relembrou o Projeto de Lei 2.951/2024, de autoria da senadora Tereza Cristina, e sua importância para o aperfeiçoamento da política do seguro rural, fortalecendo a previsibilidade orçamentária e eficiência do setor.
Os representantes discutiram também as sugestões para os programas de investimento agropecuário e demais ferramentas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A próxima reunião será realizada na quarta (2), em Irecê (BA), com produtores, e representes de federações e sindicatos rurais dos estados da região Nordeste.