CNA lança Programa Porta-Vozes do Agro para o desenvolvimento de novas lideranças

Lançamento foi realizado, na quinta (27), durante fórum em Brasília (DF)
Brasília (28/03/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, na quinta (27), o Programa Porta-Vozes do Agro durante o 1º Fórum de Novas Lideranças do Agro, na sede da instituição, em Brasília (DF).
O lançamento contou com a presença do presidente da CNA, João Martins, que destacou a importância do desenvolvimento de novas lideranças que possam se comunicar de forma efetiva sobre o agro em todo o país.

Na abertura do evento, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, falou do papel da comunicação no desenvolvimento de novas lideranças para o setor agropecuário.
“Precisamos ser proativos, pensar na frente, saber qual será o produtor que vamos ter no futuro, quais serão os desafios que precisamos estar preparados para enfrentar. É preciso enxergar o futuro”, afirmou.

O diretor Técnico da CNA, Bruno Lucchi, detalhou o funcionamento do programa Porta-Vozes do Agro. “Conseguimos estruturar um programa para termos porta-vozes capacitados para se comunicar sobre o setor em vários fóruns e ambientes”.
Palestras - Após o lançamento, o grupo assistiu a uma palestra do jornalista Willian Waack sobre o papel da comunicação para as novas lideranças.
Waack deu um panorama da situação atual no país e falou dos desafios internacionais que estão colocados com a nova geopolítica mundial. No cenário interno, o jornalista abordou como um setor moderno e inovador é percebido pela sociedade e quais são os desafios que estão colocados para uma efetiva comunicação.
“Minha experiência profissional me deu uma sensibilidade muito grande para perceber transformações políticas e sociais, que acabam sendo os fatores mais relevantes em qualquer estratégia de comunicação”.

Waack também analisou temas que serão importantes para o posicionamento de comunicação do setor agropecuário brasileiro, como na Conferência do Clima (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Durante o evento, especialistas em comunicação também falaram de estratégias e de ferramentas para atingir objetivos e chegar a resultados positivos.
O 1º Fórum de Novas Lideranças do Agro contou com a participação de membros da Comissão Nacional de Novas Lideranças do Agro, egressos do Programa CNA Jovem, presidentes e representantes das federações estaduais, lideranças sindicais, parlamentares, especialistas e representantes do setor produtivo do país.
Os participantes trataram, durante dois dias, de temas institucionais, cenários políticos e de comunicação. “Foram dias muito intensos e estamos muito empolgados para retornamos aos nossos estados e iniciarmos o programa e nosso trabalho como porta-vozes do agro.”, afirmou a presidente da Comissão Nacional de Novas Lideranças do Agro, Fernanda Scherer Gehling.