ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA mostra ações de defesa do agro no mercado internacional
Propriedade sustentavel

Núcleo de Relações Internacionais se reuniu na terça (17)

17 de setembro 2024
Por CNA

Brasília (17/09/2024) – O Núcleo de Relações Internacionais da CNA se reuniu, na terça (17), para apresentar ações desenvolvidas e avanços recentes relacionados à defesa de interesses do setor agropecuário brasileiro.

O assessor de Relações Internacionais da CNA Eric Pinheiro destacou a posse do vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, na presidência rotativa da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm).

A cerimônia ocorreu na Assembleia Geral na Expo Agro 2024 realizada em Montevidéu, no Uruguai, na sexta (13).

Pinheiro reforçou a relevância da CNA estar à frente da Farm, que tem como membros instituições do agro da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Paraguai e Uruguai.

“Liderar as reuniões periódicas da Farm vai ao encontro dos objetivos da CNA para que os interesses dos produtores rurais brasileiros estejam na pauta do grupo. Além disso, vai possibilitar o debate para reduzir os impactos de legislações que ferem o comércio internacional, como a Lei Antidesmatamento da União Europeia”.

No encontro, o coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol, explicou a importância das associações de produtores rurais internacionais e o protagonismo da CNA nessas instituições. “É importante que o maior exportador líquido de alimentos tenha a voz do produtor rural nos fóruns internacionais”, ressaltou.

Como exemplo, Spaniol citou a Farm, o Grupo de Cairns, a Organização Mundial de Agricultores, a Comissão de Relações Internacionais do Instituto Pensar Agro e o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) que, junto com a CNA, lançou recentemente um estudo que demonstra os benefícios para o agro de um possível acordo entre Mercosul e China.

O coordenador apresentou aos participantes o documento elaborado durante a reunião do G20 com recomendações de políticas públicas do setor privado. “Entre as propostas estão a necessidade de intensificar a produção agropecuária com aumento de tecnologia, a adoção de boas práticas de produção sustentável e o fortalecimento dos organismos internacionais para evitar regras unilaterais como a EUDR”, ressaltou Spaniol.

A assessora de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani também participou da reunião.

Núcleo

O Núcleo de Relações Internacionais é um colegiado formado pela CNA e por representantes das federações estaduais de agricultura e pecuária com o objetivo de ampliar as ações conjuntas que envolvam o comércio internacional dos produtos do agro brasileiro.

Foto: Adriano Brito