CNA recebe ministro da Agricultura do Chile

Presidente da Confederação, João Martins, recebeu a delegação composta por representantes de setores do agro
Brasília (24/04/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu, na quarta (23), o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, acompanhado de uma comitiva composta por associações de produtores rurais chilenos.
O grupo foi recepcionado pelo presidente da CNA, João Martins, que destacou a importância de fortalecer a parceria entre os países sul-americanos. “Nós, da América do Sul, precisamos trabalhar juntos para conquistar novos mercados na China, na África e no Oriente”, afirmou.
O presidente ressaltou ainda a importância do diálogo direto entre os produtores rurais dos países. “Essa visita tem um valor extraordinário, pois mostra que os produtores devem dialogar entre si. A América do Sul precisa estar unida para avançar”.

Para o ministro Esteban Valenzuela, a visita representa um passo importante na ampliação dos laços comerciais com o Brasil. “Queremos fortalecer essa relação e promover um comércio mais livre dentro da América do Sul. Por isso, buscamos apoio para construir uma parceria ainda mais sólida entre os nossos países.”
Durante o encontro, o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, apresentou o Programa Agro.BR , uma iniciativa da CNA em parceria com a ApexBrasil, que apoia mais de 1.500 produtores brasileiros no seu processo de internacionalização.
“Esse programa apoia pequenos e médios produtores que antes não tinham acesso ao comércio exterior. Levamos esses empreendedores para feiras internacionais na China, Oriente Médio, México, entre outros, para que possam mostrar seus produtos ao mundo”, explicou Pereira.
A comitiva chilena incluiu representantes dos setores de florestas, vinhos, salmão, frutas congeladas e pisco. Todos reforçaram o interesse em ampliar a cooperação com a CNA e o comércio com o Brasil.
Também participaram do encontro o vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda; o presidente da Federação do Espírito Santo, Júlio da Silva Rocha; o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara; a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori; e o diretor técnico da entidade, Bruno Lucchi.