Logo CNA

Identificação de oportunidades de negócios internacionais é tema de capacitação do Agro.BR
47536634061 2dca0b0e95 c

Aula online foi feita pelo consultor do CECIEx, Maurício Manfre, na segunda (29)

30 de janeiro 2024
Por CNA

Brasília (30/01/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na segunda (29), uma capacitação online do Projeto Agro.BR sobre como identificar oportunidades de negócios internacionais.

O Agro.BR é uma iniciativa realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que busca auxiliar pequenos e médios empreendedores rurais na internacionalização de seus produtos.

A aula foi ministrada pelo consultor do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) e professor da USP/Esalq, Maurício Manfre. “A capacitação tem o objetivo de orientar o produtor rural, pequenas indústrias e cooperativas agrícolas quanto ao processo de acesso ao mercado externo”, disse.

Manfre destacou que os primeiros passos para começar a exportar é avaliar se o produto tem demanda internacional; se tem capacidade produtiva suficiente para atender mais demanda; se atende normas técnicas, sanitárias ou fitossanitárias brasileiras e se o produtor tem disponibilidade de recursos financeiros para a promoção comercial.

“Das áreas comercial, administrativa, contratual, logística, aduaneira e financeira, a comercial é a mais difícil no processo de exportação, porque arranjar cliente é crucial. Então é muito importante ter disponibilidade de recursos financeiros para promoção comercial e investir na participação de feiras e eventos internacionais”.

Imagem

O consultor informou aos empresários que o cooperativismo pode ser uma saída para começar a exportar. “A união de pequenos produtores amplia a capacidade produtiva e divide os custos da promoção. Além disso, a criação de uma identidade comercial única alavanca vendas e a centralização da coordenação de vendas internacionais garante o sucesso nas exportações”.

Durante a capacitação, Maurício explicou que outro ponto fundamental antes de iniciar o processo de exportação é a análise das características do produto de interesse. “O empresário precisa conhecer o produto e descrição comercial, as variáveis, classificação fiscal, embalagem principal”.

Para Manfre, outra questão importante para o produto é a embalagem primária, principalmente nos casos onde eles são elaborados para venda direta ao varejo. “A embalagem é uma etapa relevante no processo de internacionalização”.

Segundo o consultor, conhecer o mercado-alvo e os hábitos dos consumidores locais é fator fundamental para análise de adequação. Ao final da aula, ele falou sobre as tarifas de importação dos países.

Áreas de atuação