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Empresários rurais do Agro.BR participam de capacitação
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Um dos temas foi a elaboração de proposta comercial

7 de maio 2024
Por CNA

Brasília (07/05/2024) – Empresários rurais inscritos no Projeto Agro.BR participaram, na segunda (6), de uma capacitação online sobre como elaborar apresentações e propostas comerciais no processo de exportação.

O Agro.BR é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Apex-Brasil e busca auxiliar pequenos e médios empreendedores rurais na internacionalização de seus produtos.

A capacitação foi conduzida pelo consultor do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), Maurício Manfré. Segundo ele, gerar negócios é fundamental e, para isso, os produtores precisam aprender técnicas de venda e ter uma boa abordagem comercial para atrair clientes.

Maurício destacou que os principais elementos a serem utilizados na elaboração de apresentação comercial aos clientes estrangeiros são o produto (diferenciais, características); o fornecedor (propósito, história) e a presença de mercado (volume de produção, clientes, cidade, onde vende).

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Já em relação aos pontos da proposta comercial na exportação, Manfré afirmou que uma vez conquistada a atenção do potencial cliente, ele pedirá as condições de negócio. “Os itens que formam a proposta comercial são o mínimo por embarque; condições de transporte; condição de pagamento; prazo de entrega e preço”.

A fórmula de elaboração de preço de exportação, de acordo com o consultor, é um exercício importante para evitar que haja prejuízo no negócio. Para ele, o padrão para o cálculo começa pelo preço no Brasil, à vista, sem impostos. Depois são envolvidos custos logísticos, aduaneiros, financeiros com cobrança internacional, custos com certificados, comerciais e contingência (despesas imprevistas).

Durante a capacitação, o profissional também alertou sobre as formas de divulgação da apresentação comercial, que devem ser adequadas para diversos meios, como folder, PowerPoint e página de internet. Além disso, recomendou que os empresários rurais preparem três propostas comerciais considerando os volumes a serem negociados, sendo elas: proposta ideal, proposta realista e mínimo aceitável.

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