Notícias
CNA realiza capacitação com técnicos em comércio exterior do Agro.Br
Consultores atuarão em sete estados com o objetivo de preparar pequenos e médios empresários rurais para o mercado internacional
Brasília (04/10/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou, na segunda (3), a capacitação de sete técnicos em comércio exterior selecionados para serem consultores do programa Agro.BR. O treinamento será realizado até a próxima sexta (7), na sede da entidade, em Brasília.
O Agro.BR é um projeto da CNA em parceria com a Apex-Brasil que tem a missão de ampliar e diversificar a pauta exportadora do agro brasileiro a partir da inserção de pequenos e médios produtores rurais no comércio internacional. Para isso, conta com consultores que atuarão em sete escritórios estaduais
A capacitação é realizada pela Coordenação de Promoção Comercial da Diretoria de Relações Internacionais da CNA. Os consultores exercerão suas atividades em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul e serão capacitados para a prospecção de novos mercados para empreendedores rurais.
O curso foi aberto pelo diretor-técnico da CNA, Bruno Lucchi, que explicou a atuação da CNA e destacou a importância do programa Agro.Br para o produtor rural e para expansão do comércio internacional.
“O trabalho da Diretoria Técnica é integrado com a Diretoria Internacional, na discussão das cadeias produtivas e complementação em ações de defesa comercial, expansão de melhorias de acordos e agregação de valor. São vários eixos que estamos atuando em conjunto”, afirmou Lucchi.
Treinamento - No primeiro dia do curso, os consultores também conheceram o trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em apresentação da diretora de Assistência Técnica e Gerencial, Andrea Barbosa, e do Instituto CNA, em palestra do coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira.
Por último, eles puderam saber mais sobre o trabalho da Diretoria de Relações Internacionais. O coordenador de Inteligência Comercial, Felipe Spaniol, falou sobre a atuação do setor de inteligência.
Já o moderador e gestor do projeto Agro.BR, Rodrigo da Matta, apresentou a agenda de trabalho do programa Agro.Br para 2023 e abordou também a importância das rodadas de negócios, realização de feiras e missões, e E-commerce.
Também participaram das atividades os assessores de Relações Internacionais Matheus Andrade, Rita Padilha, Camila Sande e Elena Castellani.
“Ficou claro que o nosso papel é potencializar a exportação agro do Brasil, diversificar a pauta dos produtos, aumentar a quantidade das cadeias exportadoras”, enfatizou a especialista do Escritório Estadual de São Paulo, Ana Lúcia Parente.
De acordo com o especialista do Escritório Estadual da Bahia, Roberto Vianna, o agro tem um potencial muito grande e uma demanda reprimida. “Temos que descobrir os talentos nos grotões do Brasil para que possamos desmistificar o comércio internacional”, disse.
Durante toda a semana, o curso abordará temas pertinentes à exportação, com enfoque prático e objetivo, conhecimentos básicos e fundamentais inerentes à profissão de técnicos em comércio exterior, procedimentos e ferramentas.
No último dia do curso, os técnicos em comércio exterior vão participar de uma reunião online com os escritórios internacionais da CNA, além de participarem de um treinamento sobre cadeias produtivas – aquicultura e pesca, café, frutas, cacau, mel, lácteos, cachaça.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasi
youtube.com/agrofortebrasilforte