Logo CNA

CNA promove capacitação sobre inteligência comercial
Landscaoe capacitacao DRI EDIT

Seminário foi realizado em parceria com a FAO e a Apex-Brasil

29 de março 2023
Por CNA

Brasília (29/03/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou de forma virtual, na quarta (29), uma capacitação em inteligência comercial. O seminário foi desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimos (Apex-Brasil) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

A abertura foi realizada pelo assessor de relações internacionais da CNA, Pedro Rodrigues, que contextualizou o tema e apresentou os palestrantes. “Essa capacitação faz parte de um conjunto de outros três módulos realizados em anos anteriores, em parceria com o Ministério da Agricultura, Apex-Brasil e Embrapa. Os treinamentos estão disponíveis no Youtube do Sistema CNA/Senar para quem se interessar em ter acesso ao treinamento completo”, informou.

Pedro Rodrigues, assessor de relações internacionais da CNA Pedro Rodrigues, assessor de relações internacionais da CNA

A primeira palestra foi realizada pelos analistas estatísticos da FAO, Amanda Gordon e Nicola Graziani, que falaram sobre o perfil da produção no mundo, com apresentações dos principais relatórios elaborados pela FAO e da plataforma FAOStat.

O FAOStat é uma plataforma que oferece acesso gratuito a estatísticas sobre alimentação e agricultura para mais de 245 países e territórios. As estatísticas incluem subsetores de colheita, pecuária e silvicultura. Os dados abrangem todos os grupos regionais da FAO desde 1961.

Amanda Gordon e Nicola Graziani, analistas estatísticos da FAO Amanda Gordon e Nicola Graziani, analistas estatísticos da FAO

A estatística da FAO deu uma visão geral sobre a plataforma e mostrou como é possível explorar dados e fazer cruzamentos de informações. Ela explicou que existe uma gama de mais de um milhão de dados e indicadores, com perfil estatístico de cada país, além de um ranking sobre segurança alimentar e alimentação. O site tem mais de 200 mil acessos por mês.

O gerente de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, Igor Isquierdo Celeste, fez uma palestra sobre as oportunidades de mercado existentes no exterior e apresentou o Mapa de Oportunidades, utilizado pela Agência.

Ele realizou uma navegação pelo site da Apex-Brasil e mostrou o funcionamento da busca por informações no Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras, e a realização de pesquisas na ferramenta Painel de Comércio e os estudos de acesso a mercados.

Apresentação de Igor Isquierdo Celeste, gerente de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil Apresentação de Igor Isquierdo Celeste, gerente de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil

Ao final da capacitação, Pedro Rodrigues destacou a importância de disseminar entre produtores rurais, sociedade, empresários participantes do Programa Agro.BR e exportadores, o conhecimento disponível nas duas plataformas apresentadas pela FAO e pela Apex-Brasil.

“São ferramentas muito completas e úteis para o acesso às informações. É todo um trabalho de monitoramento e compliance de informação, trazendo o que temos de mais atual disponível na pauta de exportação. É sempre bom ter acesso a esses dados qualificados”, disse Pedro Rodrigues, que informou sobre a realização de mais uma capacitação no segundo semestre deste ano.

Confira os módulos da capacitação em inteligência comercial

Módulo 1: O agro brasileiro no mundo

Módulo 2: Identificação de oportunidades comerciais

Módulo 3: Conhecendo a concorrência internacional

Módulo 4: Inteligência Comercial

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação