CNA promove capacitação sobre inteligência comercial

Seminário foi realizado em parceria com a FAO e a Apex-Brasil
Brasília (29/03/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou de forma virtual, na quarta (29), uma capacitação em inteligência comercial. O seminário foi desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimos (Apex-Brasil) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
A abertura foi realizada pelo assessor de relações internacionais da CNA, Pedro Rodrigues, que contextualizou o tema e apresentou os palestrantes. “Essa capacitação faz parte de um conjunto de outros três módulos realizados em anos anteriores, em parceria com o Ministério da Agricultura, Apex-Brasil e Embrapa. Os treinamentos estão disponíveis no Youtube do Sistema CNA/Senar para quem se interessar em ter acesso ao treinamento completo”, informou.

A primeira palestra foi realizada pelos analistas estatísticos da FAO, Amanda Gordon e Nicola Graziani, que falaram sobre o perfil da produção no mundo, com apresentações dos principais relatórios elaborados pela FAO e da plataforma FAOStat.
O FAOStat é uma plataforma que oferece acesso gratuito a estatísticas sobre alimentação e agricultura para mais de 245 países e territórios. As estatísticas incluem subsetores de colheita, pecuária e silvicultura. Os dados abrangem todos os grupos regionais da FAO desde 1961.

A estatística da FAO deu uma visão geral sobre a plataforma e mostrou como é possível explorar dados e fazer cruzamentos de informações. Ela explicou que existe uma gama de mais de um milhão de dados e indicadores, com perfil estatístico de cada país, além de um ranking sobre segurança alimentar e alimentação. O site tem mais de 200 mil acessos por mês.
O gerente de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, Igor Isquierdo Celeste, fez uma palestra sobre as oportunidades de mercado existentes no exterior e apresentou o Mapa de Oportunidades, utilizado pela Agência.
Ele realizou uma navegação pelo site da Apex-Brasil e mostrou o funcionamento da busca por informações no Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras, e a realização de pesquisas na ferramenta Painel de Comércio e os estudos de acesso a mercados.

Ao final da capacitação, Pedro Rodrigues destacou a importância de disseminar entre produtores rurais, sociedade, empresários participantes do Programa Agro.BR e exportadores, o conhecimento disponível nas duas plataformas apresentadas pela FAO e pela Apex-Brasil.
“São ferramentas muito completas e úteis para o acesso às informações. É todo um trabalho de monitoramento e compliance de informação, trazendo o que temos de mais atual disponível na pauta de exportação. É sempre bom ter acesso a esses dados qualificados”, disse Pedro Rodrigues, que informou sobre a realização de mais uma capacitação no segundo semestre deste ano.
Confira os módulos da capacitação em inteligência comercial
Módulo 1: O agro brasileiro no mundo
Módulo 2: Identificação de oportunidades comerciais
Módulo 3: Conhecendo a concorrência internacional
Módulo 4: Inteligência Comercial
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte
Áreas de atuação
Matérias Relacionadas

CNA promove reuniões de negócios para empresários brasileiros em Singapura
Encontros foram realizados na terça (23), encerrando agenda da missão

Missão empresarial da CNA chega a Singapura
Empresários do Agro.BR tiveram reunião na Embaixada do Brasil no país e com empresa de e-commerce

CNA realiza reuniões em Xangai sobre exportações brasileiras do agro
Parcerias foram consolidadas com o país asiático na sexta (19)

Missão da CNA realiza seminário e rodada de negócios em Xangai
Negociações foram realizadas quarta (17)

CNA inicia missão empresarial na China
Entidade terá participação na SIAL Shangai 2023, principal feira chinesa de produtos agroalimentares

CNA leva produtos do Agro.BR para celebração na Embaixada do Reino Unido
Geleia de umbu, tapioca, chocolates e cafés especiais farão parte do cardápio

CNA realiza webinar sobre comércio eletrônico no Sudeste Asiático
Capacitação, realizada na terça (18), faz parte das ações do Projeto Agro.BR

CNA e Embaixada do México discutem oportunidades de comércio
Encontro aconteceu na quarta (8), em Brasília