Logo CNA

CNA participa de workshop do BNDES sobre visão do Brasil em 2035
Sut bndes1 0 392496002015283404371

5 de março 2018
Por CNA

Brasília (05/03/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do workshop técnico Visão 2035: Brasil Desenvolvido, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O evento aconteceu nesta segunda (5), na sede da instituição, no Rio de Janeiro (RJ).

A palestra de abertura foi realizada pelo presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro. Ele falou sobre o desafio de posicionar o Brasil como um país desenvolvido em 2035. Ao todo, 18 setores foram avaliados dentro de um planejamento estratégico realizado pelo Banco.

“Para alcançarmos a transformação pretendida, temos que ter uma visão de futuro clara. Existem três ideias-força para isso: desenvolvimento transformador da realidade econômica, desenvolvimento transformador da realidade social e desenvolvimento transformador sustentável”, afirmou Paulo Rabello de Castro.

Após a apresentação, os participantes foram divididos em grupos e fizeram atividades em oficinas setoriais. Entre os temas, assuntos de grande relevância para a CNA, como logística, biocombustível, energia, economia, papel e celulose. A entidade foi representada pelos assessores da Superintendência Técnica (SUT) Elisangela Pereira Lopes, Maciel Silva, Paulo Camuri e Rogério Avellar.

Segundo Elisangela, no debate sobre a promoção do desenvolvimento da logística brasileira ficou clara a necessidade de planejamento integrado e de Estado, e não de governo. “Os projetos precisam ser continuados e não abandonados com a mudança de governo. O custo de não se fazer e de não se investir em transporte resulta em custos maiores para a sociedade”, declarou.

Em relação a investimentos em transportes, a assessora da CNA diz que os debatedores destacaram a relevância de se garantir flexibilidade nos contratos de concessão para a busca de tarifas menores. Além disso, foram defendidos pontos como segurança jurídica aos investidores e autonomia às agências reguladoras para que possa defender em igualdade os interesses de usuários e concessionários.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação