Logo CNA

Senar promove workshop sobre turismo rural
53752985168 b41b4e4e6b c

Instituição reuniu, em Brasília, oito administrações regionais para debater o tema

28 de maio 2024
Por Senar

Brasília (28/05/2024) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na terça (28), em Brasília (DF), o workshop Turismo no Espaço Rural, com representantes de oito administrações regionais para discutir as iniciativas existentes e construir um programa de qualificação e formação técnica na área.

“Queremos identificar estratégias e potenciais de exploração do turismo rural visando, a partir do que as regionais vêm fazendo, construir algo nacional”, explicou André Sanches, diretor de Inovação e Conhecimento do Senar.

Sanches ressaltou que o Senar planeja estruturar um itinerário formativo na área, que segundo ele, tem grande potencial para atrair o público urbano e melhorar a imagem do agro brasileiro.

Diretor André Sanches fala sobre as possibilidades para construção de um itinerário formativo em turismo rural. Diretor André Sanches fala sobre as possibilidades para construção de um itinerário formativo em turismo rural.

“A exploração bem-feita do turismo rural pode trazer também sucessão familiar, permanência do homem no campo e agregação de valor à atividade rural. Há produtores que têm potencial para explorar turisticamente a propriedade sem prejuízo à sua atividade principal, mas como algo complementar. Esse é nosso desafio”, disse.

“Vamos construir conteúdos e qualificações para que a gente possa explorar esse tema que é tão rico e que pode trazer grandes benefícios para o setor como um tudo", destacou.

Na avaliação dos participantes, o debate é importante para mostrar as potencialidades do campo brasileiro e ampliar a oferta de capacitação em turismo rural.

“Eu acredito que a discussão é muito importante porque a gente acaba trocando experiências, sabendo de como que outros estados estão trabalhando, trazendo exemplos para o nosso estado também,” afirmou a coordenadora da Rede e-Tec no Senar Rio de Janeiro, Mariana Saraiva.

Imagem

Para o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Bahia, Leonardo Paulino, a Bahia é um estado que é rico em belezas naturais e cada vez mais é necessário trabalhar com o turismo rural.

Imagem

“É um mercado que o Senar tem que entrar porque a gente atende produtores com um potencial enorme de fazer esse turismo e levar um pouco do campo para a cidade e a cidade um pouco para o campo.”

Cristevan Veloso, técnico de campo do Senar Mato Grosso do Sul, disse que “é preciso ter um olhar um pouco mais amplo sobre o tema para fazer o turismo rural crescer ainda mais.”

Imagem

A coordenadora de Educação Formal, Maria Cristina Ferreira, falou sobre a área de formação técnica do Senar, que tem hoje seis cursos disponíveis, mais de oito mil alunos e 240 polos em 26 estados.

Imagem

A programação incluiu a apresentação dos participantes sobre as ações estaduais e palestras como a da engenheira agrônoma Andreia Roque, que falou sobre turismo rural e as oportunidades para o produtor rural. Segundo ela, o turismo rural já é consolidado no Brasil e serve como uma vitrine do campo.

Imagem

Também participaram do workshop assessores técnicos das diretorias de Educação Profissional e Promoção Social (Depps) e de Assistência Técnica e Gerencial (DaTeG).

Atualmente, o Senar está com o processo seletivo aberto para os cursos técnicos. Para mais informações, acesse: https://etec.senar.org.br/processo-seletivo-cursos-a-distancia/

Matérias Relacionadas