Logo CNA

Campo Futuro levanta custos de produção de café, frutas, aves e suínos
Ilheus BA

Painéis foram realizados nesta semana em Minas Gerais, Bahia e Goiás

12 de maio 2023
Por CNA

Brasília (12/05/2023) – Os técnicos do projeto Campo Futuro realizaram, de segunda (8) a sexta (12), levantamentos de custos de produção de café, frutas, aves e suínos. Os encontros ocorreram nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás.

Os painéis tiveram apoio do Centro de Inteligência em Gestão e Mercado da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA) e da Labor Rural, e contaram com a presença de representantes de sindicatos rurais, associações e federações estaduais de agricultura.

Confira os destaques para cada cultura:

Cacau (Ilhéus e Eunápolis – BA): De acordo com os dados levantados, a propriedade modal em Ilhéus foi caracterizada com sistema de cacau cabruca e em Eunápolis a pleno sol e irrigado. A produção no sistema cabruca apresenta menor gasto com mão de obra e aquisição de insumos. A produtividade baixa retornou margem líquida negativa.

Painel de cacau realizado em Eunápolis Painel de cacau realizado em Eunápolis

Já a produção a pleno sol, embora demande maior investimento, apresentou indicadores econômico-financeiros mais atrativos, pois a atividade consegue se custear e é rentável ao longo do tempo.

Mamão (Itamaraju e Prado – BA): A propriedade modal tem 20 hectares cultivados com mamão, consorciado com café. Cerca de 70% da área é cultivada com mamão formosa e 30% com hawai. A produtividade média é de 133 toneladas por hectare.

Painel de mamão realizado em Itamaraju Painel de mamão realizado em Itamaraju

Café (Guaxupé – MG): Como novidade para este modal, os participantes indicaram o uso de bioinsumos, que atrelados aos defensivos convencionais, fazem parte do manejo integrado de pragas, trazendo maior eficiência para o controle da broca do cafeeiro, bicho mineiro e nematoides.

Em comparação com o painel realizado em 2022, os desembolsos com os principais componentes dos custos de produção sofreram aumentos de 4,8% com mão de obra, 1,9% para os desembolsos com mecanização e 41,8% com defensivos. As despesas com fertilizantes recuaram 46%, possibilitando uma redução de 10% no total dos desembolsos diretos.

Painel de café realizado em Guaxupé Painel de café realizado em Guaxupé

Aves e suínos (Rio Verde e Palmeiras de Goiás – GO): Os levantamentos de custos de produção da avicultura de corte integrada foram realizados em Rio Verde e Palmeiras de Goiás. Os resultados parciais mostram que a receita com a atividade de frango de corte cobre apenas os Custos Operacionais Efetivos (COE), que são as despesas diretas. Já os paineis de suinocultura integrada (sistemas de produção de leitões e unidade de terminação) ocorreram em Rio verde. Todos os encontros, tanto de aves, como de suínos, foram realizados presencialmente.

Painel de frango de corte realizado em Palmeiras de Goiás Painel de frango de corte realizado em Palmeiras de Goiás

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas