Notícias
Comissão Nacional de Aves e Suínos debate atuação das Cadecs e Lei de Integração
Reunião foi realizada na sexta (13)
Brasília (13/12/2024) – A Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na sexta (13), reunião para fazer um balanço da atuação das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) e a regulamentação da Lei da Integração.
As Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) foram criadas com o objetivo de mediar e gerir de forma coletiva a relação entre produtores rurais e indústrias dentro do regime de integração vertical, segundo prevê a Lei da Integração 13.288/2016.
Na abertura da reunião, o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann, agradeceu o envolvimento dos integrantes do grupo durante todo o ano de 2024 e destacou a importância dos temas debatidos para os produtores rurais.
Participaram da reunião o assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro, representantes de federações estaduais e lideranças do setor, da consultoria jurídica da CNA e do escritório Barbosa de Sá & Alencastro Advogados.
Durante a reunião, foram discutidas questões relacionadas à Lei da Integração e também foram apresentados os dados do II Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos, realizado nos dias 12 e 13 de novembro, para debater boas práticas nas comissões de negociação e compartilhar experiências entre produtores integrados.
De acordo com Hoffmann, o evento foi muito bem avaliado pelos participantes. O grupo reuniu lideranças do setor, avicultores, suinocultores, além de técnicos e representantes de Federações de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
No final da reunião, o presidente da comissão reforçou o trabalho da CNA no auxílio aos produtores rurais com consultoria jurídica, apoio técnico e capacitações online e presenciais.
“Estamos dispostos a ajudar nas unidades que não possuem Cadecs constituídas, bem como oferecer capacitações e treinamentos para os produtores integrados e lideranças”, reforçou Rafael Ribeiro.