Logo CNA

Custos de produção de aves e suínos são apresentados em live do Campo Futuro
Live aves e suinos

Projeto levantou os custos da avicultura e suinocultura em seis estados brasileiros

27 de outubro 2022
Por CNA

Brasília (27/10/2022) – Os custos de produção das cadeias produtivas de aves e suínos foram apresentados, na quinta (27), durante live do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Neste ano, os técnicos do projeto levantaram as informações das atividades de avicultura de postura e de corte, ciclo completo e unidade de terminação de suínos e unidade produtora de leitões, totalizando dez painéis em seis estados (Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo).

Para o assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro, os resultados do Campo Futuro são importantes para o produtor planejar a atividade, tomar decisões assertivas, além de subsidiar a criação de políticas públicas que beneficiem o setor.

O consultor técnico da Labor Rural, Paulo Paiva, informou que a avicultura de corte em Uberlândia (MG), Batatais (SP), Amparo (SP) e Glória de Dourados (MS) é executada em modelo de negócio integrado e os itens que mais impactaram o Custo Operacional Efetivo (COE) em 2022 foram a mão de obra contratada e a energia elétrica.

Imagem

“Em todas as regiões pesquisadas a receita não foi suficiente para cobrir os custos totais da atividade, apenas o COE, que inclusive foi mais expressivo em Glória de Dourados, se comparado as outras regiões”, disse.

Em relação à avicultura de postura, Paulo explicou que em Arapongas (PR) e Campo Verde (MT) o modelo de produção é verticalizado e em Entre Rios (BA) o sistema é cage free , em que as galinhas são criadas soltas. “Em todas as praças analisadas, o principal custo de produção é a ração, representando acima de 60% do Custo Total, seguido da mão de obra e insumos para classificação e embalagem”.

De acordo com o consultor, nas unidades de terminação de suínos em Castro (PR) e Tapurah (MT), as receitas não foram suficientes para cobrir os custos de produção. Entretanto, na unidade produtora de leitões, também em Tapurah, os produtores conseguiram cobrir o COE e os custos de depreciação e pró-labore.

Durante a live da CNA, o especialista em Gestão de Custos de Produção, Edson Ishikawa, afirmou que existe um cenário de incertezas na cadeia de suprimentos de aves e suínos, em razão da pressão nos custos dos insumos, altos valores para investimento em instalação e equipamentos e disponibilidade de insumos e produtos.

Imagem

Em sua apresentação, Edson também destacou a diferença entre a produção integrada e a independente. “O planejamento da produção vem da integradora, mas o produtor rural é o primeiro a sentir a oscilação de custos. Então o produtor que está no mercado independente consegue avaliar com mais facilidade se os custos operacionais estão sendo cobertos e se no dia a dia está conseguindo honrar os compromissos financeiros”.

Participe das lives e tenha acesso exclusivo às análises de custos por atividade agropecuária.

Assista a live na íntegra:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte