ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Maranhão

Em Rosário, Encontro de Produtores Rurais leva conhecimento, tecnologia e inspiração
Rosario 4

Produtores de açaí compartilharam suas conquistas e as tecnologias que salvaram sua produção no Povoado Lentel

16 de dezembro 2024

Por: Raquel Araújo

Fonte: Ascom Sistema Faema / Senar

A propriedade Deus fiel, no Povoado Lentel, em Rosário (MA), recebeu essa semana o 1º Encontro de Produtores Rurais da região focado em olericultura e fruticultura. Promovido pela Faema e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário, com o patrocínio do Senar-MA, o evento destacou histórias de superação e resultados promissores, como a do casal Kátia e José de Ribamar Baltazar.

Há dez anos, o casal iniciou o cultivo de açaí com poucas mudas e muitos desafios. Sem orientação técnica, enfrentaram dificuldades com irrigação e manejo. A chegada do Senar mudou completamente o cenário. “Com a orientação dos técnicos, nossa produção aumentou e nossa renda disparou. Cada ano subimos um degrau,” afirmou José Baltazar.

Cerca de 200 pessoas participaram do Encontro realizado no povoado Lentel, em Rosário.

A técnica Alberyca Ramos, que assiste a propriedade, apresentou os resultados do trabalho durante o Encontro que reuniu cerca de 200 produtores da região do Munim e Grande Ilha de São Luís: um aumento de mais de 1.000% na renda

renda em apenas um ano de intervenções. “Isso foi possível com ajustes em adubação, irrigação e diversificação da produção,” explicou.

“Conseguimos mobilizar produtores de vários municípios da região pra mostrar que além das belezas naturais essa é também uma região muito fértil para o agro”, destacou a presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Rosário, Luanne Feitosa.

O presidente da Faema, Raimundo Coelho, celebrou o sucesso do evento: “Estamos fazendo uma revolução silenciosa no campo. A capacitação e a tecnologia estão transformando a vida dos nossos produtores”, disse.

Estamos fazendo uma revolução silenciosa no campo”, disse o presidente da Faema, Raimundo Coelho.

Da bike lanche à venda semanal de até 200 litros de jussara – Na propriedade de 2 ha, o casal Katia e José de Ribamar mostravam com orgulho o jussaral que hoje sustenta a renda da família.

A técnica de campo Alberyca Ramos apresentou os resultados transformadores da ATeG na região.

A produção do fruto tradicional no Maranhão mudou a vida e a rotina de toda a família, mas especialmente de Katia, que acordava às 2h pra produzir e comercializar os lanches que vendia pelas ruas de São Luís. “Primeiro de bicicleta, depois de moto, carro, até conquistar meu restaurante”, orgulha-se a produtora rural que teve a ousadia de apostar na produção de açaí seguindo apenas o conselho de um amigo e as orientações de um material educativo da Embrapa, cerca de 10 anos atrás.

“Eu não era produtora rural, mas quando aprendi um pouco sobre o açaí decidi que ia trabalhar com isso e convenci

convenci o meu marido a apostar junto comigo. Ouvi pessoas me chamando de louca, mas não desisti, e com a assistência do Senar as coisas foram dando certo e hoje estamos sustentando nossa família com a produção do açaí, que vendemos aqui mesmo na comunidade, e também com o restaurante que temos na sede do povoado”, conta Katia.

O marido, José de Ribamar, dá mais detalhes. “Começamos plantando 300 mudas de açaí, sem orientação de ninguém. Tive prejuízos por erros em projetos de irrigação, adubação, até que conhecemos as técnicas de campo do Senar e concordamos em fazer o que elas sugeriam pra gente. Nossa renda aumentou, e continua crescendo a cada ano que passa”, comemorou o produtor rural.

Além do açaí, o casal produz hortaliças em sistema de hidroponia – que abastece o estoque de insumos do restaurante da família – e aguarda pela primeira safra de abacaxi que plantou em uma nova área da propriedade. “Começamos a trabalhar com fruticultura pelo abacaxi, anos atrás, mas acabamos substituindo pela jussara. Mas agora estamos novamente apostando nessa produção”, explicou o fruticultor.

Matérias Relacionadas