ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

Universitários conhecem oportunidades de trabalho no setor agropecuário
06 01 jun palestra guto zanata uniasselvi 48

Na noite da quarta-feira (01.06), universitários de Cuiabá conheceram mais sobre o Senar-MT e as oportunidades de trabalho no setor agropecuário em palestra realizada pelo diretor de operações da instituição, Guto Zanata.

2 de junho 2022
Por Senar

“Sou natural do campo, de Colniza, temos muitas dificuldades e pouco apoio. Ver alguém apresentando tão bem a realidade do agro e da minha cidade foi muito gratificante”, afirmou a estudante Karine Cameran. Ela esteve entre os mais de 80 universitários que participaram da palestra “Agronegócios e suas tecnologias: Requisitos para uma administração de sucesso”, ministrada pelo diretor de operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata.

O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (01.06), pela parceria com a Universidade Uniasselvi, em Cuiabá, e reuniu estudantes de gestão de agronegócios, agronomia, administração, recursos humanos e de outros cerca de 50 cursos ofertados pela instituição.

Karine é estudante de engenharia de automação pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e cumpre disciplinas na Uniasselvi. Ela participou do evento buscando conhecer mais sobre o Senar-MT. “Assisti a palestra porque tenho interesse em fazer cursos pelo Senar-MT e essa foi uma oportunidade de saber o que a instituição oferece”.

0

Foram apresentadas tecnologias do setor agropecuário, necessidade de capacitação para atuar no campo, expectativas para o setor e a atuação do Senar-MT, seus treinamentos, programas e projetos.

Segundo Guto Zanata, foi uma oportunidade de mostrar aos jovens a necessidade de atualização constante. “Nós precisamos de qualificação para lidar com as máquinas e tecnologias do campo. Hoje, para dirigir um trator você não pode ter apenas habilidade de direção, também é necessário conhecimento em computação. Se o produtor tiver uma máquina boa e não tiver um operador capacitado, ele perde eficiência.”

Estudante do último semestre de administração, Rubens Correa, acredita que os conhecimentos trouxeram outra visão sobre o setor agropecuário. “O agro é muito mais abrangente e também depende muito de tecnologia. É importante conhecermos esse lado para sabermos a necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos. Se não aprendermos, vamos ficar pra trás”.

Presencial – A palestra foi ministrada durante o 1º Workshop da instituição, pós-restrições sanitárias devido a pandemia. De acordo com a diretora da Uniasselvi, Sandra Libardoni, ele visa capacitar os jovens em relação ao mercado de trabalho. “O objetivo é ampliar os conhecimentos sobre as oportunidades disponíveis no mercado, como as vagas disponíveis no agro”.