Sergipe
Senar Sergipe: celeiro de oportunidades para profissionais das ciências agrárias
Em homenagem ao Dia do Médico Veterinário, entidade celebra inclusão e empregabilidade de diversos profissionais do campo, reafirmando seu compromisso com a formação e inserção no mercado de trabalho
Por: Ascom Faese/Senar
Fonte: Ascom Faese/Senar
Em homenagem ao Dia do Médico Veterinário, o Senar Sergipe celebra a inclusão e empregabilidade de diversos profissionais do campo, reafirmando seu compromisso com a formação e inserção no mercado de trabalho.
Além dos médicos veterinários, o Senar Sergipe se destaca como uma importante porta de entrada para zootecnistas, engenheiros agrônomos, biólogos, engenheiros de pesca e outros especialistas que atuam no setor agropecuário. A instituição transforma vidas ao criar oportunidades para esses profissionais.
A história de Mikaelle Silva, médica veterinária e técnica de campo do Senar, é um exemplo claro desse impacto. “Quando a gente abre a porta do Senar, não consegue mais fechar. Durante a graduação, participei do programa Senar Jovem e, hoje, após me formar, consegui aplicar as práticas aprendidas na propriedade do meu pai. Sou grata por ser técnica de campo da ATeG, levando essas informações tão valiosas aos produtores rurais. O Senar realmente abre portas para o mercado de trabalho”, relata Mikaelle.
Taynã Matos, também médica veterinária e coordenadora da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, destaca a importância desses profissionais no sucesso das ações da instituição. “O Senar Sergipe tem ampliado as oportunidades para os profissionais das ciências agrárias, especialmente na assistência técnica e gerencial. Nosso desafio é alcançar cerca de 2.500 propriedades até o final de 2024, e já superamos a marca de 2 mil. Isso gera espaço para profissionais como veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos contribuírem diretamente para o aumento da produtividade no campo.”
Atualmente, o Senar Sergipe conta com uma equipe de 150 profissionais das ciências agrárias, incluindo médicos veterinários (a maior parte), engenheiros agrônomos, zootecnistas, engenheiros de pesca, biólogos, engenheiros agrícolas e florestais, técnicos em agronegócio, agropecuária e laticínios. Todos atuam em assistência técnica, instrutoria, tutoria e consultoria, levando conhecimento essencial aos produtores rurais.
A instituição também se destaca na capacitação e qualificação profissional. Até o momento, formou 335 Técnicos em Agronegócio, 12 Técnicos em Fruticultura e 26 Técnicos em Zootecnia, contribuindo para uma sinergia eficiente entre o conhecimento técnico e sua aplicação prática nas fazendas. Esse compromisso faz do Senar uma referência em empregabilidade para os profissionais das ciências agrárias.
Credenciamento aberto
As oportunidades para outros profissionais das ciências agrárias continuam. Os interessados em prestar serviços de instrutoria podem se inscrever no link: Formulário de Inscrição.