ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Senar debate desafios e soluções para a fruticultura
Reuniao Cadeias Produtivas

Reunião contou com representantes da Bahia e de Goiás

18 de novembro 2022
Por Senar

Brasília (18/11/2022) – A diretoria de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, na quinta (17) e sexta (18), reunião com representantes das Administrações Regionais do Senar da Bahia e de Goiás para tratar sobre os desafios da fruticultura no país.

A iniciativa faz parte do “Programa Cadeias Produtivas”, que vai identificar os problemas dessas cadeias desde o setor de insumos até a comercialização na ponta, e desenvolver estratégias e soluções no curto prazo que proporcionem mais renda para os produtores rurais.

imagem Reunião foi realizada na quinta (17) e na sexta (18)

“Nesses dois dias, consolidamos, junto com os especialistas, estratégias nacionais e desenhamos soluções para a fruticultura, tanto para o Senar quanto para parceiros, com o objetivo de ampliar os benefícios para os produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial”, afirmou o coordenador de Programas do Senar, Alexandre Martins.

Luciana dos Reis Valadão, coordenadora técnica de Assistência Técnica Gerencial do Senar em Goiás, destacou a importância as ações. “Identificamos os gargalos da cadeia produtiva de fruticultura e, em cima disso, elaboramos um plano de ação efetivo para resolver esses problemas e alavancar essas cadeias produtivas que são tão importantes no nosso cenário nacional”, explicou.

imagem Assessores técnicos do Senar: Luciana dos Reis Valadão (GO) e Thiago Batista de Almeida (BA)

O assessor técnico do Senar na Bahia, Thiago Batista de Almeida, também falou sobre os impactos das ações nas pequenas propriedades rurais. “O Senar prepara o produtor rural para que ele seja profissional e atue como um empreendedor rural. Para que passe a visualizar sua propriedade de uma forma mais gerencial. Com isso, ele pode ter ganhos de produtividade e econômicos”, disse Thiago.

O Senar está tralhando com planos de ação para seis cadeias produtivas - fruticultura, apicultura, bovinocultura de leite, cacauicultura, cafeicultura e mandiocultura com ações para serem implementadas em 2023. A próxima reunião do Programa Cadeias Produtivas será sobre o café e está prevista para ser realizada nos dias 6 e 7 de dezembro, em Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação