Amazonas
Notícias
Senar Amazonas realiza, em convênio com Sebrae/AM, Dia de Campo na ‘Toca da Pitaya”
Ação faz parte do calendário integrado do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e do Programa de Formação Profissional Rural (FPR)
Por: Ascom Sistema Faea/Senar/Fundepec-AM
Fonte: Sistema Faea/Senar/Fundepec-AM
Em setembro, o Senar Amazonas promoveu, como parte do convênio com o Sebrae/AM, um Dia de Campo direcionado a produtores rurais do Ramal do Banco (Rio Preto da Eva) e Iranduba, atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), da instituição.
A ação foi realizada na Toca da Pitaya, localizada na Rodovia AM-010, zona rural de Manaus e levou, pela segunda vez, produtores rurais para a propriedade. Na abertura do evento estiveram presentes o presidente do Senar-AM, Muni Lourenço, a superintendente do Senar-AM, Jeyn’s Alves e equipe técnica, além do produtor rural e dono da propriedade, Cléber Medeiros.
“Hoje, um segundo grupo de produtores assistidos pela ATeG do Senar, dos municípios de Iranduba e Rio Preto da Eva, estão conhecendo o exemplo bem sucedido da Toca da Pitaya. A pitaya que é uma cultura que hoje vem se mostrando muito rentável, e com grande procura de mercado e Manaus que cada vez mais vem se colocando na condição de capital nacional da pitaya. Então, com certeza, esses produtores vão ter informação, conhecimento, aprendizado, saindo daqui para expandir essa produção de pitaya nas suas propriedades”, destacou o presidente do Senar-AM, Muni Lourenço.
A superintendente, Jeyn’s Alves, ressaltou a importância do evento por se tratar de um intercâmbio. “Os produtores têm a oportunidade de conhecer a propriedade, como ocorreu sua implantação, as práticas atuais, aprender como se cultiva essa cultura que é a pitaya, em um dos maiores plantios da Região Norte”.
“Eu acho muito importante esse projeto do Senar Amazonas de capacitar produtores, pessoas que querem inovar, que querem conhecer coisas novas e também ter uma boa produção na sua propriedade, para que não haja o êxodo para a cidade. Nós temos que valorizar o homem do campo e dar condições de trabalho. E hoje o Senar está proporcionando isso aqui também”, avaliou o proprietário da Toca da Pitaya e produtor rural, Cléber Medeiros.
Também participaram do Dia de Campo, a gerente técnica do Senar-AM, Fernanda Melo, a coordenadora estadual da ATeG, Genícia Menezes, os supervisores técnicos Jean Mendes e Thayana Melo e os técnicos de campo, Edigelson Brás e Kleison Santiago.
Calendário integrado
A ação faz parte do calendário integrado do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e do Programa de Formação Profissional Rural (FPR), e visa levar conhecimento teórico e prático para desenvolver as propriedades rurais no Estado. Busca também sensibilizar e despertar no público participante a importância econômica, social e ambiental e adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar