Logo CNA

Acre

Senar – Acre, Sebrae e Governo do Estado promovem treinamento para produtores rurais atendidos pela ATeG Leite

Ação foi planejada para suprir as principais necessidades dos produtores rurais

2 de abril 2019

Por: Astorige Carneiro (ASCOM / SENAR - AC)

Dando continuidade ao atendimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Leite), foi iniciado nesta quinta-feira (28), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar - Acre), o Treinamento de Higiene e Qualidade do Leite, voltado para produtores rurais atendidos pela ATeG em Rio Branco e municípios próximos.

Treinamento foi destinado aos produtores rurais atendidos pela ATeG Leite no Acre. Foto: ASCOM/SENAR - AC

O curso, com carga horária de 16 horas, foi dividido em duas partes para os 14 participantes: nesta quinta, foi passado aos produtores o embasamento teórico, e na sexta-feira (29), ocorrerá a parte prática em uma propriedade rural localizada no bairro Vila Acre. Os atendimentos da ATeG no Acre são resultado da parceria entre Senar, Sebrae e Governo do Estado do Acre, sendo que mais de 70 produtores em 12 municípios acreanos já estão sendo beneficiados pelo projeto.

Jaiane Vasconcelos, médica veterinária e tutora presencial do treinamento. Foto: ASCOM/SENAR - AC


Jaiane Vasconcelos, médica veterinária responsável pelo treinamento, destacou que o principal objetivo da ação é auxiliar os produtores na melhora da higiene no processo de ordenha: “Isso fará com que o produto (leite) e os subprodutos (derivados) utilizados estejam na melhor adequação sanitária possível, garantindo qualidade nos produtos vendidos”.

METODOLOGIA PERSONALIZADA

Para o superintendente do Senar – Acre, Mauro Marcello Gomes de Oliveira, a oferta de treinamento é essencial pois é através destas adequações que o sucesso da ATeG fica garantido, servindo de base para outros atendimentos além da cadeia produtiva do leite, como a mandiocultura e a pecuária de corte.

"Esperamos investir em outros projetos que atenderão outras cadeias produtivas do Acre", disse Mauro Marcello Gomes de Oliveira, superintendente do Senar - AC. Foto: ASCOM/SENAR - AC

“Para os mais de 70 produtores atendidos pela ATeG leite no Estado, foram criados quatro grupos, e para cada um deles, está sendo desenvolvida a metodologia adequada para as necessidades específicas de cada um. Com este modelo, esperamos investir em outros projetos que atenderão outras cadeias produtivas do Acre”, afirmou.

APERFEIÇOAMENTO

Entre os produtores participantes do treinamento, está Edson César de Oliveira. Com 47 anos de idade, sendo 9 deles atuando na produção leiteira, a expectativa do produtor acreano é de que o alcance nas comunidades rurais aumente cada vez mais.

"Temos sempre que nos aperfeiçoar", afirmou o produtor rural Edson César de Oliveira. Foto: ASCOM/SENAR - AC

“O Senar, através da ATeG, nos dá muita assistência. Sabemos que o Estado é carente nessa produção, então queremos que tudo dê certo. Temos sempre que nos aperfeiçoar e este treinamento é parte disso. Nós passamos adiante o que aprendemos, e isso é resultado da união da prática que os produtores já possuem com a teoria que nos é ensinada”, disse Edson.

Ilcilene Malini, gerente técnica do Senar - Acre. Foto: ASCOM/SENAR - AC

“O Treinamento de Higiene e Qualidade do Leite é uma das etapas cumpridas pela metodologia da ATeG, que prevê a formação profissional dos produtores já atendidos pelo programa. Aqui, eles se capacitam, tiram dúvidas... Ou seja, através desse treinamento, ele estará mais qualificado para desenvolver o trabalho na propriedade rural”, enfatizou Ilcilene Malini, gerente técnica do Senar – Acre.

Matérias Relacionadas