Logo CNA

Minas Gerais

Novidade: curso de Derivados do Leite ganha versões para leite de búfala, de cabra e de ovelha

15 de outubro 2019

Por: SENAR MINAS

O aumento da criação de bubalinos, caprinos e ovinos, somado à busca por mais opções de alimentos para quem tem alergia ao leite de vaca ou simplesmente quer variar o cardápio, estimulou o Sistema Faemg / Senar Minas a elaborar versões do curso de Pasteurização do Leite e Fabricação de Derivados e Afins para essas três espécies de animais.

Ao longo de toda esta semana, os instrutores Aline Machado e Mauro Mansur estiveram na sede do Senar Minas , em Belo Horizonte, elaborando a documentação e conteúdo das capacitações, que já são esperadas por produtores atendidos pelo Programa ATeG – Caprinos e Ovinos na Zona da Mata, conforme o gerente regional do Senar em Juiz de Fora, Márcio Luiz Silva, comentou.

Os três cursos vão unir em 40 horas de treinamento produtos básicos e produtos especiais, segundo a analista técnica da Coordenadoria de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar Minas , Marília Saraiva. Os cursos piloto ainda não têm data fechada para serem feitos, mas devem acontecer na região de Barbacena (búfala e ovelha) e de Coronel Pacheco (cabra).

Os conteúdos básicos dos treinamentos são os mesmos: aspectos socioeconômicos de cada cadeia, boas práticas de fabricação e legislação sanitária – o diferencial vem dos produtos que cada leite propicia a fabricação, como explicou o instrutor Mauro Mansur.

“O princípio de fabricação dos queijos é o mesmo, mas o leite de búfala, por exemplo, tem muita gordura, então rende uma boa muçarela, enquanto o leite de cabra não; o de ovelha, por ter glóbulos de gordura diferenciados, é propício para queijos com fungo azul, como o roquefort”, exemplificou.

“Queremos acompanhar a evolução dos produtores que estão em busca de produtos diferenciados e trazer esse diferencial”, explica Aline Machado. Marília acrescenta que “o produtor hoje quer oferecer produtos diferentes e de qualidade, porque o mineiro está aprendendo a comer um queijo que não seja só o frescal. As premiações que os queijeiros vêm recebendo abriram muito esse leque”.

Confira quais tipos de produtos serão ensinados em cada curso:

- Derivados de Leite de Búfala: Burrata, Cacio Cavalo, Fiori de Latte, Stracciatella, Boursin, Buba Blue e iogurte;

- Derivados de Leite de Cabra: Boursin, Feta, Pyramide, Chancliche, Chabichou, Gran Caprino e iogurte e doce de leite;

- Derivados de Leite de Ovelha: Pecorino, Manchego, Serra da Estrela, Fleuri de Brebi, Halloumi e iogurte.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas