Logo CNA

Instituto CNA apresenta sistema AgriTrace Vegetal para produtores mineiros
Dani rastreabilidade morango mg

Assessora técnica participou do Seminário Regional do Morango promovido pelo Sistema Faemg/Senar em Pouso Alegre

8 de dezembro 2022
Por Instituto CNA

Brasília (08/12/2022) – O Instituto CNA apresentou, na quarta (7), o sistema AgriTrace Vegetal durante o Seminário Regional do Morango, em Pouso Alegre (MG). O evento foi promovido pelo Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg/Senar Minas).

O AgriTrace atende a Instrução Normativa Conjunta 02/2018, do Ministério da Agricultura e da Anvisa, que prevê a rastreabilidade de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana.

A assessora técnica do Instituto CNA, Danielle Schneider, falou sobre a ferramenta para 120 produtores, a maioria atendida pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar, e destacou a importância de se adequarem à norma.

Produtores de morango durante seminário em Pouso Alegre (MG).

“Acreditamos que a partir de janeiro de 2023 os órgãos fiscalizadores passarão a exigir a rastreabilidade completa, que são o caderno de campo e as etiquetas com as informações obrigatórias nos produtos”.

Pouso Alegre é um importante polo produtor de morango em Minas Gerais. Apenas a região Sul, onde o município está localizado, representa 95% da produção estadual da fruta.

Danielle ressaltou que o prazo para implementação da rastreabilidade está vigente para todas as culturas de frutas e hortaliças e que o custo para o produtor aderir ao sistema de rastreabilidade AgriTrace é baixo.

Assessora técnica do Instituto CNA, Danielle Schneider.

“O sistema tem um baixíssimo custo para o produtor rural. Em Minas Gerais, citros, banana e morango são as culturas que mais aderiram à rastreabilidade, mas é uma norma válida em todo o território nacional para todas as frutas e hortaliças frescas”.

Produtores rurais, intermediários, armazenadores, embaladores, atacadistas e varejistas devem fazer a rastreabilidade.

"A rastreabilidade é uma demanda global e proporciona agregação de valor ao produto e uma melhor gestão da propriedade”, afirmou Danielle.

O AgriTrace Rastreabilidade Vegetal tem atualmente mais de 1500 produtores cadastrados e 76 centros de distribuição.

O seminário tratou também de comercialização, empreendedorismo, cooperativismo e associativismo na cultura do morango. Segundo Caio Coimbra, gerente de Agronegócio da Faemg, a federação pretende promover um seminário estadual em 2023 para ampliar a participação de produtores rurais e a adesão ao sistema de rastreabilidade vegetal.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas