Amazonas
Notícias
Faea orienta sobre pagamento do ITR. Prazo para declaração se encerra no dia 29 de setembro
27 de setembro 2023Faea tem representantes na primeira reunião da Comissão Nacional de Novas Lideranças da CNA
20 de setembro 2023Senar realiza supervisão de produtores atendidos pelo programa de ATeG em Apuí, no sul do Amazonas
14 de setembro 2023Faea sedia 3º Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa

Objetivo foi fazer um panorama do cenário atual da doença no estado
Por: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM
No dia 30 de novembro, a FAEA sediou o 3º Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa. O evento foi promovido pelo Grupo Gestor do Bloco II do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa) que além da FAEA é formado pela Adaf, Fundepec/AM e Superintendência Federal do MAPA no Amazonas.
O objetivo foi fazer um panorama do cenário atual da febre aftosa no Amazonas e do trabalho da Defesa Agropecuária no Estado. Na abertura do evento, o presidente da FAEA, Muni Lourenço disse que a integração entre as entidades que fazem parte do Grupo Gestor é de grande importância e que o Fórum é fundamental para que o Amazonas continue o processo de avanço que teve seu ponto alto com o reconhecimento livre de febre aftosa sem vacinação em 14 municípios.
“Esse reconhecimento, nos 14 municípios amazonenses vem, em curto espaço de tempo, promovendo grandes avanços para a economia e cadeia produtiva da pecuária dessas localidades que detêm mais de 60% do rebanho do amazonas e, além disso, nos trouxe um patamar de qualificação para nossa carne abrindo mercados muito importantes e consequentemente contribuindo para o desenvolvimento econômico dos municípios do interior do Estado”, avaliou.
De acordo com Lourenço, agora, o grande desafio é expandir esse status para o restante do Amazonas. Dentro os painéis programados, o presidente do Fundepec/AM, Muni Lourenço, falou sobre a atuação do Fundo de Defesa Agropecuária no Amazonas e o presidente do Sindicato Rural de Boca do Acre, Dilermando Lima, falou sobre o cenário econômico pós reconhecimento como área livre de febre aftosa sem vacinação para o Sul do Amazonas.
Também estiveram presentes no Fórum diversos representantes de entidades ligadas ao setor primário, entre eles, o Secretário de Produção Rural do Estado do Amazonas, Petrúcio Magalhães, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo, o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Joilson Bentes, o Superintendente Federal da Agricultura no Amazonas (SFA/MAPA), Guilherme Pessoa e o gerente-executivo do Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Fundepec/AM), Marcos Pinheiro. No período da tarde, também no auditório da FAEA, a Adaf realizou o Encontro de Gestores do Bloco II do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa).
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
https://www.facebook.com/sistemafaeasenar
@sistemafaeasenar