Notícias
CNA participa de encontro sul-americano de combate à febre aftosa
Reunião da Cosalfa foi realizada durante toda a semana no Rio de Janeiro
Brasília (26/04/2024) – A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA participou, durante a semana, da 50º Reunião Ordinária da Comissão Sul-americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), no Rio de Janeiro.
O presidente da comissão, Francisco de Castro, representou o Brasil como delegado do setor privado. O assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Rafael Filho, também esteve presente no encontro.
Durante o evento, os países membros da Cosalfa (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai) apresentaram os avanços em relação à erradicação e vigilância contra a febre aftosa, assim como os desafios para a manutenção do status livre da doença.
Atualmente, somente a Venezuela não tem status reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Os demais países possuem o status de livres de febre aftosa, sendo algumas áreas com vacinação e outras sem.
“A América do Sul vive um momento muito importante no combate à febre aftosa: o reconhecimento de todos os países livre da doença. Alguns com vacinação e o Brasil e a Bolívia encaminhando para ser reconhecido como livre sem vacinação”, disse o presidente Francisco de Castro.
Segundo ele, a união dos países na reunião da Cosalfa é fundamental para prever os próximos passos e, principalmente, criar um ambiente seguro para que não haja nenhum tipo de crise ou reintrodução do vírus no continente.
“A ressalva que a gente faz é a Venezuela, que ainda não tem o reconhecimento, mas que está tendo o apoio de alguns países e da Cosalfa para que ela caminhe rumo a se tornar reconhecida com vacinação assim como outros países”, explicou.
Outro tema debatido da reunião foi o banco de antígenos. De acordo com o assessor técnico Rafael, o Brasil se posicionou a favor de um banco regional de antígenos, além de um banco nacional de vacinas.
Por fim, foi realizada uma visita técnica ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária Panaftosa/SPV-OPAS/OMS, em Duque de Caxias (RJ), que é referência em febre aftosa.