Pará
Notícias
Sistema Faepa/Senar participa do VII Fórum Estadual de Vigilância para Febre Aftosa durante a ExpoPará 2024
Entidade reforça compromisso com a pecuária
Por: Su Hyun Kim
Fonte: Ascom Faepa-PA
Durante a ExpoPará 2024, no dia 27 de novembro, o Sistema Faepa/Senar/Sindicatos/Núcleos/Fundepec marcou presença no VII Fórum Estadual de Vigilância para Febre Aftosa, realizado na Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP), reforçando seu compromisso com o fortalecimento da pecuária paraense e o avanço no controle sanitário.
O fórum, que reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor agropecuário, é uma etapa essencial no plano estratégico que visa consolidar o reconhecimento internacional do Pará como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Atualmente, o estado já possui o status nacional de zona livre, mas busca, até maio de 2025, alcançar a certificação internacional pelos países membros da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
A assessora técnica do Fundepec, Rosirayna Remor, destacou a importância do evento para envolver o setor produtivo nesse processo. “O Fórum é fundamental para informar o setor sobre o avanço das metas do plano estratégico. Embora o estado já tenha o reconhecimento nacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação, o plano prevê ações voltadas para o reconhecimento internacional. O Fórum é uma das metas do PNEFA, pois ajuda a inserir o produtor nesse processo, mostrando a importância do seu papel em questões como vigilância, controle de trânsito de animais e notificação precoce de suspeitas de doenças”, explicou.
Jamir Macedo, diretor-geral da ADEPARÁ, também enfatizou os avanços proporcionados pela retirada da vacinação. “Esse processo reforça a sanidade da nossa pecuária e abre portas para mercados internacionais antes inacessíveis. Isso impulsionará o desenvolvimento da cadeia produtiva, gerando mais emprego e renda para o Pará”, afirmou.
A participação do Sistema Faepa/Senar no fórum reafirma o papel das entidades na construção de uma pecuária mais competitiva e sustentável, fortalecendo o agronegócio paraense e contribuindo para o reconhecimento internacional do estado como referência em sanidade e qualidade no setor.