Notícias
CNA discute na Argentina desafios e avanços no combate à febre aftosa
Entidade participou de evento nesta semana, em Buenos Aires
Brasília (01/08/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (29), em Buenos Aires, da Conferência Trust in Animals and Food Safety (TAFS), que discutiu o controle sustentável da febre aftosa em um ambiente em mudança”.
O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, e o coordenador de Produção Animal, João Paulo Franco da Silveira, e lideranças do setor produtivo da Argentina, Uruguai e Paraguai falaram sobre os avanços e desafios no combate à febre aftosa.
O Brasil deve encaminhar, neste mês, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o pleito para que o país seja reconhecido como país livre de febre aftosa sem vacinação. O resultado sairá em maio de 2025.
Durante a conferência, os participantes assistiram a apresentações sobre o controle da febre aftosa na América do Sul, realizadas pelo diretor do Departamento Científico e Técnico da OMSA, Alejandro Schudel, e do professor James Roth, da Iowa States University, que abordou o tema “Aprendendo com outros e compartilhando experiências dos EUA”.
No final, Rodolfo Bellinzoni, diretor de operações da Biongénesis Bagó, empresa de produtos veterinários, fez palestra sobre o tema “Importância de um banco de vacinas forte”, tema que vem sendo amplamente discutido pela CNA.
Em abril deste ano, foi realizada a última vacinação no país. A Portaria nº 678, do Ministério da Agricultura, publicada no mesmo mês, reconheceu nacionalmente como áreas livres de febre aftosa sem vacinação o Distrito Federal e mais 21 estados (AP, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, RR, SP, SE e TO).