Logo CNA

Empresários promovem produtos do agro brasileiro em Singapura
Brasileiros fha singapura agro

Empresas do Projeto Agro.BR participam de missão no país asiático até sábado (10)

8 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (08/09/2022) – Reuniões com potenciais compradores e visitas a supermercados e ao porto de Singapura. Esse foi o itinerário da missão de empresários do Agro.BR , na quarta (7) e na quinta (8). O grupo está no país asiático para conhecer o mercado e promover os produtos do agro brasileiro.

Na quarta, eles se reuniram com a empresa YCH Group, uma das maiores distribuidoras e dona de cadeias de frios no Sudeste Asiático. “Eles podem ser parceiros em países asiáticos. Ser importadores, conseguir licença de importação e as conexões de distribuidores”, explicou Camila Sande, assessora de Promoção Comercial da CNA.

Durante a reunião, o grupo afirmou ter acesso a órgãos regulatórios e a pessoas que dominam o ramo de alimentos na região do Sudeste Asiático, além dos principais supermercados, onde recomendam empresas para compras. Também dão apoio logístico em toda a cadeia. “Eles apontaram que o transporte na região está sendo feito por rodovias, chegando à China a partir de Singapura de forma mais barata”, disse Camila.

Reuniões no estande Brasil na FHA 2022.

Na feira Food and Hotel Asia (FHA), os empresários participaram de várias reuniões com importadores. De acordo com Camila, o açúcar foi um dos produtos mais procurados da feira, não apenas para vendas em embalagens pequenas para cafés e restaurantes, mas como ingrediente para a indústria alimentícia.

"O projeto Agro.Br da CNA promoveu uma agenda intensa de rodada de negócios, com potenciais importadores do Sudeste Asiático, além de visitas técnicas, agregando bastante conhecimento às empresas participantes, trazendo um know-how sobre essa região que é bastante promissora e esperamos num futuro breve trazer nossos produtos para esse mercado," afirmou Fernanda Castro, gerente de Exportação da empresa Jalles Machado de açúcar orgânico.

Público da feira experimenta produtos do Brasil, como o açaí.

A feira acabou na quinta e os empresários fizeram um balanço positivo das reuniões.

"Muito satisfeito com o apoio da CNA, que nos auxiliou bastante trazendo compradores para nosso segmento, juntamente com o Mapa que nos deu a estrutura na feira. Vemos boas possibilidades aqui para o crescimento do agro brasileiro. Acredito que daqui tiramos bons frutos,” destacou Luiz Schuh, gerente de Exportação da Apiários Adams.

Segundo Luiz Cláudio Caruso, coordenador-geral de Atração de Investimentos Estrangeiros e Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura, as 20 empresas brasileiras que participaram da FHA 2022 deram retorno positivo sobre o evento.

"A feira é excelente, de grande movimento, não só em termos quantitativos quanto qualitativos, e os contatos foram muito bons e promissores. Essa parceria entre CNA e Ministérios da Agricultura e Relações Exteriores foi muito rica para todos os participantes. É um mercado novo para os produtos brasileiros, com muitas oportunidades em diversos setores de alimentos e bebidas”.

Também na quinta, os empresários visitaram o Porto de Singapura, onde se reuniram com o assistente do vice-presidente do porto, Ng You Yi. O coordenador-geral de Promoção Comercial do Mapa, Dalci Bagolin, e os representantes da Tropicool Açaí e da Jalles Machado acompanharam a visita.

Reunião no Porto de  Singapura.

O porto tem circulação anual de 37,2 milhões de containers, sendo que 80% do que passa não fica em Singapura, mas é distribuído para todo o mundo. Opera com 40% mais rapidez que os demais (em média) e com custos que chegam a 60% menos. O país está construindo um porto novo com capacidade para 65 milhões de containers por ano que será 100% automatizado.

Visita ao Porto de Singapura.

“O mercado singapurense é bastante aberto em termos de regulação sanitária e fitossanitária. Praticamente não tem tarifas, então, mostra excelentes oportunidades para o Brasil", afirmou Dalci Bagolin.

Na sexta (9), os empresários terão encontros com associações setoriais e visitarão estabelecimentos de venda direta e pontos de distribuição na cidade. No sábado (10) retornam ao Brasil.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação