Logo CNA

Minas Gerais

Crescimento de 203% na produtividade com ATeG Balde Cheio

31 de maio 2021

Por: SENAR MINAS

O produtor Marciano Goulart Lacerda trabalha com pecuária leiteira há sete anos. Começou produzindo pouco e aprendendo, mas foi com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, que ele viu a sua produção triplicar. O programa é oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Formiga.

Apaixonado pela atividade, Marciano trabalha sozinho na Fazenda Boa Esperança, de quatro hectares, e presta serviços para outros produtores, mas a meta dele é viver totalmente da sua propriedade. Quando ele entrou para o programa, há dois anos, estava desanimado porque a produção era baixa. No início, eram oito vacas em produção. Hoje, são 26 animais e a produção deve chegar a 500 litros por dia até junho.

Crescimento de 203% na produtividade com ATeG Balde Cheio - SENAR MINAS

Marciano na lavoura de milho para silagem

“Eu não sabia fazer nada certo. As vacas não eram enxertadas no período correto. Não produziam. Hoje, sigo todas as orientações do técnico Raul Ribeiro Silveira. Os animais, que são 1/2 sangue holandês, são confinados e a ração é balanceada. É muito mais tranquilo”, explicou.

Marciano também fez investimentos, como a aquisição de pulverizador, adubador e semeador, e quer trocar o trator. Além desses implementos, que foram pagos com a produção do leite, ele está construindo um compost barn para o bem-estar dos animais. Com essa área coberta, os animais terão mais conforto e, com esse bem-estar, a produção vai aumentar ainda mais.

Média da produção

“Eu admiro muito o trabalho do Marciano, porque ele faz tudo sozinho e se empenha muito para fazer o trabalho corretamente. Nesses dois anos de programa, os resultados são reais”, disse o técnico Raul.

Matérias Relacionadas