Logo CNA

Conab leiloa 138.333 sacas de café dos estoques oficiais
Cafe em grao 153 0 71228100 1515009795

21 de março 2017
Por CNA

Por: Revista Globo Rural

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizada na próxima quinta-feira (23) três leilões para venda de 138.333 sacas de cafés dos estoques oficiais, armazenados em suas unidades localizadas em São Paulo e Minas Gerais. A empresa informa que os lotes (divididos por pregão em bebidas dura e rio/riado, além de bica corrida) poderão vistoriados a qualquer momento, não sendo permitida a retirada dos armazéns.

Por meio de nota, a Conab lembra que em janeiro deste ano o Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) autorizou a venda de até 720 mil sacas de cafés dos estoques públicos da Conab. O objetivo dos leilões segundo a empresa, é conter a elevação dos preços no mercado interno.

Com os leilões de café arábica, o governo pretende atender às indústrias torrefadoras, compensando a baixa oferta do café conilon, decorrente das quebras de safras provocadas pelas estiagens nos últimos dois anos no Espírito Santo.

Os indicadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) mostram que os preços do conilon no primeiro trimestre deste ano estão 20,9% acima do registrado na mesma época do ano passado, enquanto no período os valores do arábica subiram apenas 2,81%.

A Conab informa que até agora foram vendidas 583.333 sacas dos estoques oficiais e com a oferta da próxima quinta-feira pretende atingir o montante autorizado pelo Ciep. Até o momento, a quantidade de café vendida chegou a 32,3 mil t. Se o governo vender 100% dos lotes que serão ofertados, restaram nos estoques oficiais 197.423 sacas de café arábica, remanescente das aquisições realizadas por meio dos leilões de opções em 2009.

Na próxima quarta-feira a Conab realiza por meio do seu sistema eletrônico leilão de compra de café conilon por parte das torrefadoras e indústrias de solúvel. A intenção é comprar 213,5 mil sacas de 60kg do volume de café necessário para os blends.

A operação acontece após a suspensão da liberação de importação de conilon do Vietnã, que foi contestada pelos cafeicultores e lideranças capixabas. Em fevereiro, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução do imposto de importação de conilon de 10% para 2% para uma cota de até 1 milhão de sacas de 60 kg entre fevereiro e maio de 2017. A medida havia sido solicitada pelo Ministério da Agricultura após a Conab verificar estoques reduzidos do produto no Espírito Santo, em Rondônia e no sul da Bahia.

Áreas de atuação