Logo CNA

Vencedores do Prêmio CNA Brasil de cafés especiais participam do São Paulo Coffee Festival
Coffee Festival

Evento foi realizado de 21 a 23 de junho, no Parque Ibirapuera

24 de junho 2024
Por CNA

Brasília (24/06/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil levou os vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal de cafés especiais para participar, de 21 a 23 de junho, do São Paulo Coffee Festival.

De acordo com a assessora técnica da CNA e organizadora do concurso, Fernanda Regina Silva, a participação dos vencedores dos melhores cafés especiais faz parte do prêmio e contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Parte da nossa estratégia no Prêmio CNA Brasil é dar visibilidade às marcas e apresentar ao consumidor final a qualidade dos produtos artesanais e tradicionais do nosso país. Temos o objetivo de fazer com que esses produtores rurais sejam conhecidos e reconhecidos pelos seus trabalhos”, disse Fernanda.

O assessor técnico da CNA, Carlos Eduardo, destacou que além de diversas palestras, workshops e rodas de conversa com especialistas do café, os produtores puderam realizar um mini curso de torrefação por meio de apoio da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Os produtores também tiveram a oportunidade de conhecer a vencedora do concurso de chocolate do CNA Brasil Artesanal 2021, Priscila França . Ela conversou com os produtores e falou sobre a importância que o concurso teve para a expansão da sua marca.

O São Paulo Coffee Festival, realizado no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, reuniu parte da cadeia produtiva dos cafés especiais brasileiros.

Prêmio CNA Brasil Artesanal – Os vencedores dos melhores cafés especiais torrados que concorreram ao Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 foram conhecidos em cerimônia realizada no dia 24 de maio.

O concurso premiou 10 marcas de cafés especiais torrados, em duas categorias: arábica e canéfora (robusta e conilon) e foi realizado pela CNA em parceria com a ABIC e com a empresa da consultora e barista Helga Andrade, especialista em cafés.

A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

A Confederação promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal desde 2019. Já foram realizados concursos para fazer o reconhecimento de produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças e charcutaria, azeites, vinhos e espumantes, cafés especiais. Atualmente, está com inscrições abertas para produtores de mel.

Áreas de atuação